Conheça e Entenda Melhor a Governança Corporativa

Conheça e Entenda Melhor a Governança Corporativa

Com o vídeo a seguir você poderá aprender um pouco mais sobre a Governança Corporativa, as principais características que levam a sua utilização e entender melhor a importância deste recurso dentro da empresa. Acompanhe a explicação logo abaixo:

A governança corporativa são os costumes, conjunto de processos, regulamentos, políticas e leis responsáveis por regular a forma como se administra uma empresa. Além disso, ainda estão inclusos os objetivos que orientam a empresa, assim como a relação entre os seus stakeholders.

O estudo da governança corporativa envolve várias abordagens. A adesão ao código de conduta é uma das principais preocupações da governança corporativa. Para isso, são usados mecanismos com o objetivo de diminuir ou acabar com os conflitos de interesse, e também com a quebra do dever fiduciário.

Pilares - Governança Corporativa

Pilares – Governança Corporativa

O objetivo da governança corporativa é melhorar as chances de retorno daqueles que fornecem recursos para a empresa. Um dos mecanismos usados é o conselho de administração. A estrutura da governança afeta diretamente o valor da empresa.

Características da Boa Governança

Confira abaixo as 8 principais características que uma “boa governança corporativa” precisa ter:

  • Transparência: a administração tem o dever de informar, mantendo sempre uma boa comunicação interna e externa. Isso fortalece a confiança tanto internamente na empresa, quanto com terceiros. Aqui no Brasil, temos a Lei de Responsabilidade Fiscal que serve para que o gestor público  a melhorar a transparência das suas atitudes. Outras alternativas que ajudam nessa transparência é o balanço social, resultado econômico e o contracheque econômico.
  • Participação: esse quesito sugere que homens e mulheres participem ativamente por meio de representantes legítimos ou instituições. Essa participação deve considerar de um lado a liberdade de expressão e também à liberdade de associação e, de outro lado, a sociedade civil organizada.
  • Responsabilidade: as instituições governamentais e sua maneira de agir devem estar em consonância com a sociedade em geral.
  • Estado de direito: uma boa governança precisa de uma estrutura justa, que abranja todos os cidadãos do Estado, sem levar em consideração a sua riqueza financeira, a sua classe social, profissão, sexo ou raça.
  • Igualdade e inclusividade: a igualdade dos grupos, de todos eles, junto aos objetivos da sociedade. O governante precisa buscar um caminho que promova o desenvolvimento econômico de toda a sociedade. Todos precisam se sentir parte da sociedade e não sintam que estão excluídos na caminhada rumo ao futuro.
4 Características da Governança Corporativa

4 Características da Governança Corporativa

  • Orientação por consenso: antes de se tomar alguma decisão, deve-se levar em consideração que os vários grupos da sociedade devem mediar a variedade de interesses. O melhor caminho para todos é o que deve prevalecer. Deve-se buscar o consenso nas relações sociais para que todos ganhem. Outra coisa a se observar é qual o melhor caminho a ser trilhado.
  • Prestação de contas:  deve-se sempre prestar contas às instâncias controladoras.
  • Efetividade e eficiência: é preciso que a governança garanta que as instituições produzam resultados que estejam de acordo com as necessidades de toda a sociedade, enquanto usam os recursos disponíveis da melhor forma possível, para o bem comum.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medidas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *