Comprando Somente em Promoções

Comprar sempre foi uma atividade preferida do ser humano, já que, a possiblidade de se adquirir itens para uso pessoal ou para servir de presente a alguém especial é algo que encanta muita gente. De uma simples peça de roupa até um smartphone da moda, comprar sempre será um dos hobbys de quem adora gastar.

O Brasil, como sabemos, encontra-se em um período de recessão econômica, com um número significativo de desempregados, o que diminui o poder de compra da população, que, receosa com os rumos que a crise está tomando, evita entrar em contas. E, com pouca gente comprando, menos dinheiro em caixa das empresas para realizar pagamentos e manter a produção, o que culmina em mais desempregados.

Nessas épocas onde as vendas são baixas, muitas são as iniciativas para chamar o consumidor, como liquidações, saldões, promoções, enfim. Muitas ofertas com preços reduzidos, chegando a até mesmo 80% de desconto. Antes comum de ocorrer apenas em épocas como Janeiro, onde os produtos que sobraram do Natal são vendidos a preços mais baixos, agora são feitos quase que mensalmente.

Salário Mínimo

Salário Mínimo

No nosso artigo de hoje, iremos falar um pouco sobre as promoções, e, além disso, iremos dar dicas de como aproveitá-las sem perder o foco na economia de dinheiro, além de poder adquirir tudo aquilo que você precisa por um preço bem bacana. Vamos lá?

O Início de Tudo

Antes de mais nada, vamos dar um enfoque inicial onde tudo começou: com o início do uso da moeda. Basicamente, quando o homem passou de ser um nômade, isso é, mudança constante de território para caçar alimentos e se transformou em uma espécie sedentária, isso é, que conseguiu estabelecer em um local, utilizando da caça, pesca, coleta e da agricultura, foi que o uso de produtos para trocar por outros teve início.

Primeiramente, como já dito, produtos como mel eram utilizados como “moeda”, isso é: se alguém possuísse mel e desejava ter um pedaço de tecido, ele solicitava a quem possuía o seu produto de desejo uma troca, sendo assim, ele entregava uma porção do mel para essa pessoa e, em troca, pegava o produto de seu interesse.

E esse novo modo de se obter produtos e outros serviços se espalhou rapidamente entre as sociedades. Mais produtos passaram a ser cotados para serem utilizados nas trocas e, quando não era necessário realizar uma troca, um valor era atribuído ao produto conforme a sua presença na natureza. Isso significava que: quanto mais raro era de se encontrar o produto na natureza e no comércio, mais caro ele era. Essa cotação é utilizada até hoje, para produtos como o ouro, prata, etc. Vale lembrar que, isso se aplica a qualquer produto que tenha pouca presença no planeta. Isso leva a crer que, se no mundo houvesse bastante ouro, e pouca argila, por exemplo, o preço da argila seria elevado às alturas.

Comprando no Supermercado

Comprando no Supermercado

O sal também era um mineral bastante utilizado para troca de outras mercadorias. O nome “salário”, por sua vez, deriva disso, já que os soldados romanos recebiam o seus pagamentos em sal, e o “salário”, portanto, seria o pagamento feito em sal às suas atividades prestadas ao Estado Romano.

Depois disso, os povos começaram a desenvolver meios mais viáveis para a troca de produtos. E, com isso, surgiram as primeiras moedas, que eram cunhadas com pequenas quantidades de materiais preciosos para atestar o seu valor perante os comerciantes e a quem as recebia. Com o tempo, as técnicas de cunhagem foram ficando cada vez mais modernas, sendo que, até moedas produzidas antes do nascimento de Cristo já apresentavam desenhos de segurança e de originalidade. O sistema de cunhagem era utilizado, também, como forma de evitar que os metais preciosos fossem alvo da corrupção, como a sonegação fiscal e o tráfico de ouro, que foi bastante intenso durante as colônias que se estabeleceram na América, pelas mãos dos espanhóis e dos portugueses.

Depois das moedas, começaram a entrar em circulação as cédulas de dinheiro, ou seja, que é o papel-moeda, no qual o valor dela é atribuído conforme as reservas econômicas do país. Hoje, esse sistema vem sendo mudado, pouco a pouco, pelo cartão de crédito e pelo sistema de bit coin, que é o dinheiro online.

Como Aproveitar as Promoções?

As promoções são uma ótima oportunidade para comprar aquilo que você sempre quis. No entanto, até mesmo em promoções, é necessário ficar de olho para não cair em ofertas tentadoras demais. Observe sempre:

-Se o produto anunciado na promoção contém todos os seus itens e se não se trata de um item do mostruário, que fica para exibição por quem pretende adquirir um exemplar. Não há nenhum problema em comprar um produto do mostruário, embora esteja especificado isso no ato da compra;

-Pesquise em outras lojas para confirmar se, realmente, o preço anunciado em uma loja para o seu produto seja, realmente uma promoção. Às vezes, em outras lojas, os preços costumam ser mais baixos ou apresentam uma qualidade superior do que do outro produto da primeira loja visitada.

-Veja a reputação da loja, principalmente, se ela for online. Pesquise na internet se ela possui alguma reclamação em relação à qualidade ou entrega dos produtos, para diminuir as chances de um transtorno. O site Reclame Aqui, por exemplo, é um site onde você pode pesquisar a reputação de uma loja ou marca e as reclamações que existem acerca dos produtos ou serviços prestados por ela.

-Verificar, sempre, se os produtos comprados existem garantias de troca ou manutenção, pois algumas lojas podem alegar que, por ser mais barato, não há a garantia, o que é proibido por lei.

– Tenha em mente o quanto pretende gastar. Procure sempre manter o controle de seus gastos em promoções, já que, mesmo com preço baixo, exageros nas compras podem trazer transtornos para você no futuro.

-Desconfie de promoções absurdas. Descontos são oferecidos, mas quando o preço é muito abaixo do praticado pelo mercado, pode haver algum problema com o produto. Procure saber se, de fato, o produto é de qualidade para evitar dores de cabeça futuramente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medidas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *