Copom Sinaliza Para Nova Alta de Juros

Com a demanda por bens e serviços se mantendo aquecida, o cenário se torna um tanto preocupante na medida em que os riscos de inflação se encontram principalmente em nosso mercado interno, onde a capacidade produtiva das empresas se encontra com a margem esgotada e a demanda doméstica continua se expandindo.

Taxa

Base Para Aumento

Esta avaliação constou em ata feita na reunião do dia 9 de junho do Comitê de Política Monetária (COPOM) do Banco Central e foi o que deu base para que determinassem que a taxa básica de juros, a Selic, deveria ser aumentada novamente e assim ela passou dos 9,5% ao ano em que estava para 10,25% ao ano.

Fatores Que Provocam a Demanda

O documento salienta ainda os fatores que provocam a demanda por bens e serviços, e estes se devem em sua maior parte a certos estímulos como é o caso da expansão do crédito que convida as pessoas a gastarem mais e também ao aumento da renda que é outro fator bastante apelativo para que se exagere nos gastos. Temos ainda os estímulos de crédito e fiscais com reduções de impostos que foram lançados na economia e que por certo contribuem em muito para que a expansão se consolide e termine assim aquele resíduo de ociosidade que havia em muitos setores produtivos.

Selic

Contrapontos a Demanda

A essa expansão da demanda doméstica se contrapõem iniciativas de corte de incentivos dados durante a crise mundial, aumento das taxas de juros e também a crise fiscal na Europa. Esses são fatos de grande relevância para a tomada de novas medidas visando fazer com que a inflação venha a convergir para as metas pré-estabelecidas.

Quando a Selic é Aumentada

Na verdade o Copom trata de aumentar a taxa Selic quando a economia começa a se aquecer em demasia fazendo com que a inflação de mostras de que pode sair de controle. A economia dá sinais de aquecimento e estes se manifestam tanto na trajetória quanto na expectativa da inflação e ainda nos sinais de que a mão de obra começa a se tornar escassa e quando os insumos começam a aumentar. Aos sinais de que a inflação pode voltar, o COPOM trata de reverter essa situação terminando com o descompasso entre a oferta da produção e a demanda. Na verdade é preciso ficar tento para que a dinâmica inflacionária não se estabeleça.

Copom Sinaliza Para Nova Alta de Juros

Objetivo do Aumento

A Selic é aumentada com o objetivo de controlar para que o ritmo da oferta não se distancie muito do ritmo de demanda e a situação não se deteriore a ponto de fazer com que a inflação se estabeleça começando a percorrer um caminho que depois de estabelecido se torna de difícil reversão.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Governo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *