Reduzir Custos
Para quem já ficava injuriado de viajar sem serviço de bordo incluso ou então tendo que se alimentar com uma barrinha de cereal a viagem inteira, vai se revoltar mais ainda com a nova idéia das companhias aéreas. O plano das companhias é remover os assentos das dez ultimas fileiras do avião, e substituí-los por assentos verticais, com 15 fileiras. Para reduzir mais ainda os custos, os banheiros também seriam removidos e dariam lugar a mais fileiras de assentos verticais.

Passagens
Viagem de Pé
A idéia partiu de uma companhia aérea localizada na Europa e chamada Ryanair, e que já é especialista em vôos baratos. As mais diversas estratégias são adotadas para baratear o preço das passagens, como retirar o serviço de bordo, cobrar serviços como despacho de malas à parte e outros. De acordo com a empresa seria possível reduzir o valor da passagem para 4 libras, que equivalem a 10 reais no Brasil. A mesma empresa já havia causado polêmica no continente ao anunciar que começaria a cobrar 1 libra (o equivalente a cerca de 2,70 reais) do passageiro que precisava utilizar o banheiro durante o período de vôo.

Turismo
Os testes para verificar se é possível que os passageiros viajem de pé vão começar a ser realizados já no ano que vem, de acordo com o presidente executivo da companhia, Michael O’Leary. Seria possível reduzir o custo da passagem pois mais passageiros poderiam viajar no mesmo avião – de 40 a 50 pessoas poderiam ser inclusas no vôo, além dos passageiros regulares. De acordo com os funcionários que planejam o vôo em pé, os passageiros poderiam usar o cinto de segurança como qualquer outra pessoa no avião. O cinto usado pelas pessoas em pé seria passado sobre o ombro, similar aos usados pela tripulação.

Companhias Aéreas Querem Passageiros Viajando em Pé
Críticas ao Projeto
Um programa de televisão da Grã Bretanha exibiu detalhes do projeto para a população. O projeto recebeu duras críticas não só da população mas também de membros da Autoridade de Aviação Civil. O principal questionamento era a segurança da viagem. Outro órgão que foi desfavorável à idéia foi a Agência de Segurança de Aviação Européia, pois as regras da Agência teriam que ser reescritas para permitir a prática. Atualmente, a regra do órgão diz que a partir dos dois anos de idade, a pessoa deve ocupar um assento no avião. De acordo com as autoridades dos dois órgãos é pouco provável que a idéia seja aprovada, pelo menos em um futuro próximo. Já os pesquisadores da empresa aérea estão confiantes e dizem que acreditam que os assentos verticais passarão nos testes realizados ano que vem.
Neto