Como Economizar Dinheiro

É fato que a economia de um país é um dos indicadores primordiais para saber se ele está indo bem ou mal das pernas. É quase que uma equação matemática: se os indicadores econômicos apresentarem bons índices, o nível de satisfação social, bem com os serviços essenciais prestados a eles (como saúde e educação) também podem estar indo pelo mesmo caminho.

Agora, a partir do momento que a economia se encontra fragilizada, é bem provável que as demais áreas também sintam esse reflexo (Embora isso não seja, necessariamente, verdade). O Brasil, por exemplo, está em um momento de retração econômica depois de uma bonança econômica vivida entre os anos 2000 e 2013. A partir de 2014, os índices econômicos começaram a apresentar baixas, o que culminou em uma crise politica muito forte, acirrando-a ainda mais com a reeleição da petista Dilma Rousseff, no mesmo ano.

Dilma Rousseff

Dilma Rousseff

Em 2016, a então presidente sofre um impeachment, aprofundando a crise ainda mais e deixando-a ainda mais séria com a eleição do controverso pesselista Jair Bolsonaro.

O presidente eleito em 2018 tem a missão de trazer a confiança novamente ao mercado financeiro, bem como, também ,trazer de volta os investidores que saíram daqui a partir de 2015. Outra missão é manter os índices sociais conquistados nos governos anteriores, ao mesmo tempo que tenta reorganizar as contas públicas.

A nossa vida é como um governo de um país: em algum momento, é necessário que reorganizemos os nossos gastos a fim de manter o padrão de vida e, também, fazer um pé de meia caso algum imprevisto possa acontecer lá na frente. Mas como passemos a economizar mais o nosso dinheiro? Aqui em nosso artigo, iremos dar dicas de como fazer o nosso dinheiro render mais, bem como, também, guarda-lo de uma maneira correta. Vamos lá?

Como Eu Posso Guardar Meu Dinheiro?

É bastante comum que as pessoas tenham diversos sonhos para realizar, não é verdade? Pois bem. Durante muitos e muitos anos, planejamos comprar um carro ou fazer aquela viagem que há anos está adiada. Porém, o nosso cotidiano nos faz mostrar, às vezes, que esses sonhos podem cada dia mais serem adiados.

Apesar de não vivermos uma situação econômica atual muito confortante, saiba que é possível sim que consigamos poupar dinheiro e a partir disso, guardar para ele ser utilizado em algum momento de emergência ou para uma meta.

Levantar Toda Sua Renda

Para início de conversa, o que você deve fazer é levantar todo o dinheiro que você consegue por mês, seja por meio de seu trabalho, por um bico ou algum trabalho extra que você tenha realizado só naquele período. A partir daí, você deve por em uma planilha todos os seus gastos, direcionando cada parte do dinheiro para esses gastos. Com o que sobrou, você deve reservar um espaço especial na planilha com um espaço bastante generoso a fim de você ter ideia de como pode poupá-lo. É interessante você reservar uma parte desse dinheiro para alguma emergência que possa acontecer durante o mês.

Com o restante do dinheiro, você pode ter várias opções: guardar em casa, deixar rendendo na poupança ou ser um fiador do governo. Como assim?

Investimentos: Poupar Com Inteligência

Ilustração Sobre Investimentos

Ilustração Sobre Investimentos

Basicamente, muitas pessoas, principalmente as de mais idade, tem um certo receio de deixar o seu dinheiro rendendo na poupança, muito por conta do que aconteceu no Brasil durante os anos 1990, quando o então presidente Fernando Collor de Mello resolveu confiscar as poupanças para usar o dinheiro para quitar dívidas governamentais. Com isso, essas pessoas passaram a guardar o dinheiro em casa. Essa é a pior maneira de guardar o seu dinheiro, haja vista que o dinheiro perde valor com o passar do tempo.

Outras pessoas passaram a voltar a investir o seu dinheiro na poupança. Apesar de ser melhor do que deixar o seu dinheiro embaixo do colchão ou dentro de um cofre, a poupança não rende muito – algo em torno de 0,6% ao mês. Porém, saiba que essa é uma opção a se considerar caso você não queira se arriscar muito em relação a outros investimentos.

E sobre ser fiador do governo? Basicamente, você pode investir o seu dinheiro em títulos emitidos pelo próprio governo, com o tesouro direto. Nesse sentido, você empresta esse dinheiro para que o governo possa investir no país, como a compra de veículos ou a construção de hospitais. Depois de um tempo determinado, o governo devolve esse dinheiro para você corrigido com juros e correções monetárias. Levando em consideração que a taxa Selic está em quase 10%, esse é um bom negócio, não é mesmo?

Vale a pena dizer que existem outros tipos de investimentos, cada um com o seu risco e também com o seu rendimento. Por exemplo: os investimentos de renda pré-fixa consiste no empréstimo de dinheiro com uma taxa que é fixada durante a assinatura do contrato. Assim, no final da operação, o seu dinheiro será devolvido com o acréscimo dos juros que foram combinados no início.

Outras Formas de Poupar Dinheiro

Caso você não queira se arriscar nos investimentos, saiba que os costumes no cotidiano podem servir para você repensar os seus gastos e, a partir daí, economizar dinheiro. Por exemplo: vamos supor que você trabalhe longe de sua casa, necessitando se alimentar fora de casa. Em vez de ir até um restaurante, que tal você fazer a sua própria comida? Dessa forma, você não fica gastando desnecessariamente o seu dinheiro, já que irá levar comida da própria casa para o seu sustento. Fora que isso também colabora e muito para a sua saúde, pois você poderá preparar uma alimentação saudável.

Poupar Dinheiro

Poupar Dinheiro

Se você tiver um carro, vale a pena encher completamente o tanque assim que você receber o seu salário. Ficar colocando pequenas quantidades de combustível faz com que a bomba do seu veículo fique prejudicada. Um outro problema nesse sentido é o gasto que passa a ser maior do que completar a bomba de uma vez só. Economia combustível e dinheiro.

Gastos mais aleatórios, como os de lazer, podem ser revistos, mas com uma condição: todo mundo precisa de um tempo para relaxar. Sendo assim, tente fazer cortes menos incisivos nessa parte.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medidas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *