Índices Econômicos

Índices ou indicadores econômicos são: Ferramentas economicas que, por sua vez, representam informações sinalizadoras dos comportamentos, tanto empresariais quanto individuais dos fenômenos econômicos de uma área (cidade, estado, país). São importantes, pois  nos ajudam a entender melhor a situação econômica em determinando momento e as tendências econômicas a curto prazo, ajudando assim os agente econômicos (pessoas, empresas, governo) a tomarem as melhores decisões possíveis.

Podemos classificar os índices econômicos em:

  • Nível de atividade
  • Preços
  • Setor externo
  • Agregados monetários
  • Setor público

PIB – Produto Interno Bruto:

O PIB corresponde ao valor de mercado do fluxo de bens que estão a disposição em um período de um ano, o PIB é o principal índice economia. É feito pelo IBGE com base nos dados oferecidos pela ONU.

Produção industrial: Neste caso pesquisas industriais são feitas mensalmente e nos revelam a variação da produção de empresas de mês a mês. Este levantamento também é feito pelo IBGE.

Desemprego: O medo de todas as famílias e pessoas também entra nos verificadores de índices econômicos. Não somente entra como é caracterizado pela maior preocupação dos índices, define-se taxa de desemprego a relação entre o numero de pessoas desempregadas e a população economicamente ativa. Essa pesquisa também feita pelo próprio IBGE. 

Inflação:

-IGP-DI – Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna: Media entre o Índice de Preços do Atacado (IPA), com o Índice de Preços ao Consumidos (IPC) e o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC). Durante quarenta anos i IGP-DI foi o principal índice da inflação brasileira.

-IGP-M:Índice Geral de Preços de mercado basicamente igual ao anterior, porém a conta é feita entre os dias vinte e um e vinte do mês seguinte.

-Outros índices do IBGE: IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) e INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).

No caso de se tratar do setor externo:

  • Exportações: Valor de vendas e serviços feitos para o exterior
  • Importações: Valor de comprar e serviços feitos pelo exterior
  • Saldo da balança comercial: Exportação menos importação
  • Divida externa: Todo o valor de débitos do pais com prazo de vencimento maior do que um ano

IDH – Índice de Desenvolvimento Humano: É o nível de atendimento básico para as necessidades humanas. Se trata de um indicador de índice de desenvolvimento de uma determinada sociedade, os principais pontos observados são:

  • Bem estar de uma pessoa
  • Padrão de vida
  • Acesso ao conhecimento

No caso do Brasil estamos em octogésimo quarto lugar no ranking mundial de IDH, que atualmente é liderado pela Noruega, seguida da Suécia e logo após temos o Canadá. Mas, estamos melhorando nosso índice de desenvolvimento humando de forma muito boa, em 1975 tinhamos um IDH de 0,644 em 1990 já estávamos com 0,713 e no ano de e atualmente possuímos 0,718. Em uma escala que vai de 0 à 1.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Inflação

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *