Gás no Brasil
No Brasil, o povo parece que já se acostumou e se acomodou em relação à alta nos preços dos combustíveis e do gás natural, especialmente em relação a gasolina, pois que o Brasil já é auto-suficiente na produção de petróleo, no entanto temos a gasolina mais cara do mundo e os preços do gás natural, nos últimos anos, teve altas astronômicas. A Abegás acaba de anunciar a queda no consumo de gás no Brasil, em torno de l9, 12%.
Certamente os custos desse prejuízo, vão para a conta dos consumidores, pois sempre que a Petrobrás anuncia novos investimentos no setor, o preço da gasolina sobe, pois é o povo brasileiro que sustenta esses investimentos que não trazem retorno aos consumidores. As Empresas Recuperadas Distribuidoras de Gás Canalizado, afirmam que foram consumidos no mês de novembro, 37.8 milhões de metros cúbicos por dia, o que ocasionou um recuo de l, 36%, em relação ao mês de outubro.
As prováveis causas dessa queda
São vários os fatos que podem ser apontados como causadores desse recuo no consumo do gás natural no Brasil. O aumento nos preços do produto é uma das causas prováveis, pois sempre que os preços sobem os grandes consumidores determinam estratégias para economizar no consumo do produto, procurando assim, um meio de Como Fugir de Problemas no futuro. O mesmo acontecendo com os tradicionais consumidores domésticos e de estabelecimentos comerciais. A grande quantidade de chuvas responsáveis pela elevação dos níveis dos reservatórios das uzinas produtoras de energia, que assim, reduzem o tempo de funcionamento de suas maquinas originando uma sensível economia social dos gastos no consumo do gás natural. Outro setor da economia politica que teve redução de consumo de gás foi e setor automotivo, cuja redução alcançou 7,64 %. Mas para a Abegás, a redução no consumo, deve-se a alta do preço da Commodite.
Caixa dois
Quando o consumo de gás no Brasil cai 19.52%, deveria o governo, através de seus órgãos competentes procurarem corrigir distorções existentes na comercialização, pois não é possível que um produto natural de fácil extração e com um sistema de transporte de alto custo inicial, mas que com os Avanços da Tecnologia ao idealizarem os modernos gasodutos, barateiam e facilitam os transportes reduzindo os custos finais e originando maiores lucros ainda tenha majoração de preços. Embora uma visão simplista, com certeza, se o governo não canalizasse esses recursos para o seu caixa dois, onde poucos sabem para onde vai esse dinheiro extra a situação seria bem diferente. A grande realidade é a falta de transparência nos negócios de futuro do governo, pois quando acontece um problema como este, da redução do consumo, eles culpam a chuva, culpam a indústria, culpam a chaminé das refinarias que estão queimando mais gás para esconder a realidade, realidade que está ai para todos assistirem, os grandes desvios de Dinheiro Público, como foi o Mensalão e tantos outros. Só não sei até onde o povo brasileiro vai agüentar.