A economia da Colômbia é fundamentada primordialmente na pecuária e na agricultura. A Colômbia é considerada o terceiro país mais rico da América do Sul, e fica atrás somente do Brasil e da Argentina. O país tem uma enorme quantidade de recursos naturais.
Agricultura, Pecuária e Mineração
Na Colômbia, o produto agrícola de principal e maior produção é o café. Este produto é tão importante para o país que se o preço internacional do café cair, toda a economia colombiana sente o abalo. O produto é exportado, e ele é destinado principalmente aos Estados Unidos e aos países da Europa.
Além do café, também são cultivados em grandes quantidades a banana, a cana-de-açúcar, o arroz, cacau, mandioca, fumo, milho, algodão, e muitos outros. Mesmo com grande apoio nas importações de alguns de seus produtos alimentícios, o país não depende da exportação e se mantém estável por si só, já que tem uma alta produtividade.
O território colombiano também é de muita ajuda, tanto que as planícies são altamente prestativas a pecuária do país, esta por sua vez, se trata principalmente aos eqüinos, caprinos e bovinos. Outros importantes na economia são as criações de aves e a suinocultura. Já as indústrias, produzem desde alimentos, couro, roupas e bebidas até transportes e máquinas.
Sobre a mineração, a Colômbia mantém em seu território enorme reserva de carvão, já que as maiores reservas (da América Latina) deste minério estão neste país. Além de que o país também é o maior produtor do mundo de esmeraldas. A Colômbia também exporta outros produtos como o ouro e o petróleo.
PIB colombiano
O PIB (Produto Interno Bruto) colombiano foi de 366,7 bilhões de dólares, em 2006. E este, em 2005 era 5,20% menor se comparado. Numa estimativa para 2007, foi publicado que se era esperado um PIB per capita de 8.891 mil dólares.
Narcotráfico colombiano
Mesmo indesejadamente, a Colômbia ocupa um lugar relativamente alto quanto a exportações que são ligadas ao narcotráfico. Em um ranking, o país é citado como o primeiro em várias modalidades, como por exemplo, é considerado o país que mais recebe e trabalha com folhas de coca se comparado aos países que também produzem a folha, estes são: Peru, Bolívia e Equador.
Além de que também é considerado o país que mais produz maconha na América e é o maior exportador de Cocaína para os EUA. Algumas estimativas, dizem que o narcotráfico movimenta cerca de 6 bilhões de dólares por ano.
Não esquecendo de citar que o recebido pelo narcotráfico fica entre eles mesmo, isto é, entre os narcotraficantes. O tráfico de drogas é um grande destruidor da economia colombiana, já que esta atividade gera grande lavagem de dinheiro, e consequentemente, abala a estrutura da economia do país.
A grande movimentação e atividade dos cartéis aumentaram fortemente a concentração de renda e assim causou a diminuição do turismo. Este mercado, por sua vez, era de grande valia para a economia da Colômbia até a década de 70.