Muitas vezes um alto valor emprestado de qualquer banco pode exigir com que os solicitantes deixem alguma coisa de valor para garantir o pagamento do empréstimo. Na Caixa, por exemplo, é necessário deixar alguma imóvel na hipoteca. Neste ideal, os imóveis quando inclusos na lista de hipoteca, não podem ser vendidos, nem ao menos contar com modificação da estrutura original, provinda de reformas.
Risco Hipotecário
Normalmente este tipo de negociação é chamado de crédito imobiliário. Com a redução histórica dos juros da Caixa Econômica Federal, certamente este simboliza o melhor tipo de instituição bancária para realizar esta forma de empréstimo. No entanto, se pode dizer que este representa um dos empréstimos mais arriscados, uma vez que o imóvel pode ser confiscado quando não cumpridas as datas de vencimento.
Média De Juros
Vale ressaltar que todos os direitos nos quais os trabalhadores têm com relação ao FGTS e a habitação não valem neste tipo de plano, embora este dinheiro, possa ser utilizado para comprar imóveis ou mesmo pagar dívidas relacionadas aos mesmos.
Pode-se dizer que atualmente este tipo de carteira monetária chega a 16%, embora os números possam aumentar, principalmente em épocas nas quais o mercado aparenta estar em crise.
Interessante notar que os candidatos podem inclusive ter vários imóveis inscritos nos seus nomes, pois os mesmos podem servir para cobrir futuros calotes. A Caixa pode definir quais são os valores mínimos ou máximos que podem ser concedidos aos solicitantes.
Atraso No Processo
Esse é um dos temas que mais causam polêmica dentro do mercado dos financiamentos. O mutuário ainda continua dono do imóvel mesmo quando não paga o empréstimo. Os agentes da Caixa entram na justiça para conquistar a posse do imóvel. Processo que pode levar até dez anos para ser decidido pela justiça.
Interessante notar que colocando a residência como garantia, os solicitantes podem demorar até trinta anos para pagar as suas dívidas. Interessante que no ano passado este tipo de empréstimo disparou nos bancos, principalmente na Caixa Econômica que possui os juros mais atrativos do mercado.
Muitas pessoas buscam financiamentos para abrir empresas com caixa viabilizado, o que na prática pode até mesmo auxiliar na conquista do empréstimo. Entre 2007 e 2009 a Caixa econômica contabilizou aumento de 64% nas solicitações deste tipo de empréstimo. Com a facilidade nas compras da habitação e com o país consumido forte, mesmo em épocas de crise, a tendência para o empréstimo hipotecado crescer é muito alta.
Vale ressaltar que a maioria deste público possui entre 41 e 60 anos de idade. As pessoas mais maduras normalmente possuem bens registrados no próprio nome e estão mais aptas para conquistar o financiamento.
De qualquer forma, o melhor banco para este tipo de financiamento é a Caixa, a instituição financeira do povo.
Gostaria de saber se eu atrasar 5 pagamentos corre o risco de perder o imovel