Juros de Cheque Especial Têm Leve Alta

Com a economia em franco desenvolvimento tudo que se espera neste momento é que as taxas de juros possam baixar, mas depois de uma boa investida nesse sentido fazendo com que se esperasse a continuidade da tendência de queda, eles voltam a recrudescer e algumas taxas dão sinais de alta como é o caso dos juros dos cheques especiais.

Os Aumentos

Na verdade em outubro os juros do cheque especial têm leve alta se compararmos os números com os do mês de setembro. Em outubro essa taxa chegou a 9,11% enquanto que no mês de setembro a sua marca foi de 9,10% apresentando, portanto um acréscimo de 0,01% em outubro em relação a setembro. Esses são dados divulgados pelo Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (PROCON-SP) de acordo com pesquisa feita. Já no que se refere a taxa media de empréstimo pessoal, esta se manteve estabilizada tendo ficado em 5,3%, sem nenhuma alteração em relação ao mês de setembro.

Fundação PROCON

Fundação PROCON

Aumentos maiores

Teve apenas um banco cuja taxa de juros de seu cheque especial foi aumentada em valores maiores tendo passa dos 9,15% para 9,55% um aumento de 0,04 pontos porcentuais sendo que em relação ao mês de setembro ouve uma variação de 0,42%. Esse levantamento foi feito pelo PROCON no dia 15 deste mês tendo na ocasião analisado taxas dos bancos: Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú, HSBC, Santander e Safra.

Aumento no Juros

Aumento no Juros

Inflação Continua Pressionada

De acordo com o órgão de defesa do consumidor, em nota por ele divulgada, mesmo com o reconhecimento por parte de alguns analistas de que a inflação segue sendo pressionada e que a economia continua aquecida, se os juros tivessem uma alta neste momento isso serviria para que o real ficasse ainda mais valorizado frente ao dólar e essa é uma medida que vem sendo combatida pelo governo.

Operação Arriscada Para o Consumidor

Bradesco: Um dos bancos pesquisados

Bradesco: Um dos bancos pesquisados

A realidade é que hoje como nunca os bancos vêm proporcionando novas oportunidades para que os consumidores se arrisquem cada vez mais em busca de empréstimos e financiamentos, mas é preciso cuidado. Para o consumidor final as taxas de juros continuam muito altas e por isso contratar empréstimos são operações bastante arriscadas caso não sejam muito b em planejadas. O que assistimos atualmente é uma expansão muito grande do credito e um controle da inadimplência, porém a parcela do salário dos consumidores que se destina ao pagamento dos juros vem se tornando cada vez maior e isso devido ao aumento dos prazos de pagamento. Devemos ter ainda mais cuidados quando se trata de usar o rotativo de nosso cartão de crédito, pois aí sim é que os juros são para aleijar qualquer um. O PROCON alerta para essas armadilhas.

Cuidado com o Juros

Veja como é importante ter cuidado na hora de usar o seu cheque especial, principalmente com as taxas de juros abusivas cobradas pelos bancos para se utilizar deste benefício, mesmo tendo uma queda de 2% nesta taxa. A seguir a reportagem sobre os juros do cheque especial.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cheque

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *