O Que é Uma Carteira de Dividendos?

Uma fonte de renda extra regular é sempre bem-vinda para investidores, especialmente para aqueles que fazem seus investimentos em renda variável. Uma forma prática de obter esse tipo de renda é através de uma carteira de dividendos. Quando a carteira é bem montada com ações e/ou fundos imobiliários contribui para aumentar o patrimônio em boa velocidade assim como cria renda passiva protegendo o poder de compra do investidor.

Contudo, antes de sair montando uma carteira de dividendos baseado em empresas que são boas pagadoras de dividendos aconselhamos que você compreenda o conceito amplamente. A seguir vamos te ajudar a entender mais sobre a carteira de dividendos e como ter uma estratégia assertiva para montá-la.

Carteira de Dividendos: O Que é?

Basicamente uma carteira de dividendos é um conjunto de investimentos em renda variável (fundos imobiliários e/ou ações) de empresas reconhecidas como boas pagadoras de dividendos para seus acionistas. Uma característica relevante para que esse tipo de investimento seja assertivo diz respeito a montar seu conjunto de aplicações optando por companhias com baixo risco.

O investidor que decide montar uma carteira de dividendos deve ter foco no médio e longo prazo de retornos fazendo escolhas mais consistentes. O investimento em organizações que pagam dividendos corrobora para mitigar o risco da carteira evitando ser afetado por oscilações do mercado.

Esse tipo de investimento demanda paciência do investidor para manter seu dinheiro investido esperando pelo recebimento dos valores que são pagos pelas companhias. Não é uma boa opção para quem deseja retorno em curto prazo, por exemplo.

Carteira de Dividendos

Carteira de Dividendos

Variação de Valores

 

O mercado financeiro é afetado por inúmeros fatores internos e externos de maneira que os valores de dividendos variam consideravelmente. A forma mais segura de saber se a companhia em que deseja investir paga bons dividendos é analisar o seu histórico de pagamentos. Observe que algumas empresas pagam valores elevados de divididos num ano, mas podem passar períodos longos sem efetuar pagamentos para seus acionistas. Prefira pagamentos constantes.

Verifique a periodicidade dos pagamentos de dividendos, há casos em que o pagamento é realizado mais de uma vez por ano. Normalmente as empresas de maior porte tem um fluxo de caixa maior. Também é importante prestar atenção à diversificação, não invista todo o seu capital numa única empresa. Busque compor sua carteira de dividendos com empresas de diferentes setores para reduzir os riscos e dar mais segurança para seu capital.

Conheça os Tipos de Carteiras de Dividendos

No tocante a carteira de dividendos o tipo mais comum é aquele que combina ações de companhias que pagam dividendos e que estão listadas na bolsa dando foco nos dividendos. Vale lembrar que são os dividendos que auxiliam a obter recursos para expandir suas operações e assim ter mais lucro. Além de ações é possível compor a sua carteira de dividendos com fundos imobiliários tendo assim mais segurança e retornos.

Dividendos de Ações: Impulsionador de Patrimônio

Quando um indivíduo investe em empresas bem posicionadas na bolsa e que efetuam bons pagamentos de dividendos conta com um impulsionador para aumentar seu patrimônio. Uma dica é fazer reinvestimentos com os valores de dividendos para ter uma rentabilidade ainda mais significativa. Por se valer da lógica de juros compostos aumenta exponencialmente os seus ganhos.

Quando os dividendos recebidos na bolsa são reinvestidos permitem ganhar com a queda do preço médio pago pela ação. O investidor ganha no aumento do valor da sua carteira e ainda aumenta sua quantidade de ações sem precisar injetar mais capital. Uma dica para ter mais rentabilidade na sua carteira de ações é focar em companhias consolidadas no mercado que estejam enfrentando circunstâncias delicadas, isto é, organizações boas que tenham preço baixo.

Ao realizar a compra de ações de uma boa empresa por um preço mais em conta é possível comprar mais quantidade de maneira a potencializar o dividendo que será recebido em cada distribuição. É uma forma estratégica de aumentar o seu patrimônio com segurança.

Dividendos de Ações

Dividendos de Ações

Dividendos de Fundos Imobiliários: Retornos Geralmente Atrativos

Os fundos imobiliários são negociados na bolsa de valores assim como as ações. Os lucros que oferecem dependem de diversos fatores como a sua composição, o setor e o valor das cotas. Quando os imóveis são bem localizados é mais fácil que os fundos gerem retornos mais atrativos.

Esses fundos oferecem além do rendimento das cotas o pagamento de alugueis mensais que podem variar de acordo com as oscilações do mercado. O fator mais preponderante sobre a variação desse valor é se as unidades estão preenchidas ou não. Dessa forma quanto mais unidades alugadas mais rendimentos se tem. Os aluguéis dos fundos de papéis tem relação direta com alguns indexadores como IGP-M, CDI e a taxa Selic. Quando esses indexadores sobem também sobem as cotas desses fundos.

Características dos Papéis Que Compõem a Carteira de Dividendos

Dentre as principais características dos papéis que compõem a carteira de dividendos estão à possibilidade de receber continuamente os dividendos e uma gestão mais assertiva dos seus investimentos. Esses papéis tendem a oferecer Dividend Yield atrativo, isso significa que o dividendo é pago em % ao preço da ação mais atrativo. Conta com uma natureza mais defensiva.

Vale a Pena Ter Uma Carteira de Dividendos?

A carteira de dividendos é uma ótima opção para quem deseja potencializar a sua rentabilidade e ter uma diversificação mais segura. É possível investir em ações que pagam dividendos e também em fundos imobiliários. Os dividendos ainda podem ser reinvestidos ajudando a fortalecer o aumento do seu patrimônio.

Faça uma análise dos fundamentos da empresa e não apenas dos dividendos que são pagos por ela, finalize buscando por opções de boas empresas para investir que apresentem preço mais em conta para compra. Isso possibilita ter um ganho mais extenso com a sua carteira de dividendos. Um tipo de investimento seguro e que traz mais possibilidades para aumentar fazer seu patrimônio crescer consideravelmente. No entanto, é crucial que você saiba como fazer isso assertivamente.

Agora que você já conhece o conceito de carteira de dividendos já pode começar a fazer seus investimentos pensando no seu futuro!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Bolsas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *