O day trade também é conhecido pelo nome de day trading ou ainda intraday trading, com origem inglesa cujo significado literal é comprar e vender em um mesmo dia. Podemos dizer que o day trade consiste em uma maneira de especular no universo da bolsa de valores, tendo como seu principal objetivo o lucro proveniente das oscilações de preço que ocorrem ao longo de um dia.
O Profissional
Existem pessoas que se especializam nesta tarefa e são verdadeiros profissionais de day trade, sendo chamados pelo nome de day trader. Esta profissão surgiu junto com as bolsas eletrônicas, ou quando estas foram estabelecidas como, por exemplo, a famosa NASDAQ que teve sua primeira sessão no ano de 1971.
As plataformas para negociação que podem ser acessadas por meio da internet também facilitaram a profissionalização dos day trader, vale lembrar que o day trade é aberto também à pessoas privadas.
A Negociação
Day trading ou day trade consiste em comprar e vender um determinado ativo que poderá ser ações, commodities, derivativos ou moedas, em um mesmo dia, por meio de um mesmo investidor ou ainda por intermédio de uma sociedade corretora. O prazo em que são realizadas as negociações de compra e venda vai determinar os termos a serem empregados para a caracterização da operação em questão.
Neste contexto podemos dizer que negociações de arbitragem, em sua grande maioria, são efetuadas em questão de segundos. Esta operação especulativa é de risco muito alto, ou seja, existe possibilidades de ganhos altos bem como de prejuízos altos para o investidor.
Os Operadores
Um day trader esta em constante busca de variações muito pequenas de preços do ativo em prazos curtíssimos. Sua entrada e saída é sempre muito rápida, pois seu objetivo consiste em ganhar somente partes de todo o movimento que envolve uma tendência de mercado, não importando para este profissional se o movimento é de baixa ou de alta, é comum que o day trader realize várias negociações em um mesmo dia.
Condições Mínimas
Para obter sucesso em suas operações o day trader necessita de condições mínimas, ou seja, é preciso que haja liquidez no ativo e que haja movimentos em tendências. Eles buscam por ativos com pouca diferença de preço no chamado livro de ofertas, pois existe a possibilidade de que o prejuízo seja maior do que as expectativas.
Nas operações em que se envolve, o operador esta ciente da perda máxima que poderá sofrer. Chama-se de Stop Loss o risco previamente calculado, ou seja, um limite máximo para o erro a ser aceito pelo operador. O day trader precisa estar sempre atento a cobrança de taxas realizadas pelas corretoras tendo em vista que sua margem de lucro por operação é bem pequena.