Teoria Econômica

O que é economia?

Teoria Econômica

Teoria Econômica

A economia é o estudo de como os indivíduos e as sociedades devem fazer escolhas para utilizar seus recursos: quais bens e serviços serão produzidos, como eles irão ser produzidos e como eles irão ser distribuídos entre os membros da sociedade. Essa ciência é habitualmente dividida em microeconomia e macroeconomia.

A macroeconomia

É o campo da economia que estuda o comportamento da economia como um todo e não apenas de departamentos e companhias específicas. Ela analisa e faz um panorama de toda a economia, como estatísticas, finanças, cálculo de dinheiro, balanço de pagamentos, taxas de inflação, etc., e como tudo isso é afetado pelo desemprego, pela renda nacional, ritmo de crescimento e níveis dos preços. Por exemplo, a macroeconomia poderia estudar como o aumento/declínio na exportação poderia afetar o capital nacional.

A microeconomia

Recursos

Recursos

É o estudo das decisões que as pessoas e os comerciantes fazem com respeito à alocação de recursos e preços de bens e serviços. Isso significa estudar as taxas e regulamentos criados pelo governo.

A microeconomia foca no fornecimento e na demanda e outras forças que determinam o nível dos preços vistos na economia. Por exemplo, a microeconomia poderia estudar como uma cerca companhia poderia maximizar sua produção e capacidade, fazendo com que os preços diminuíssem e sua empresa pudesse competir de maneira melhor no mercado.

Enquanto esses dois ramos de estudos parecem ser diferentes, eles são, na verdade, interdependentes e complementam um ao outro desde que haja transmissão das questões entre os dois campos.

Em resumo, a macro é o retrato da economia nacional, e a micro é mais focada na economia individual e suas ações de acordo com a teoria da oferta e da procura.

Influências na ciência econômica

Crescimento

Crescimento

Malthus (Thomas Robert Malthus)

Malthus apresentou sua hipótese de que o crescimento populacional sempre excede o crescimento dos meios de subsistência. Ou seja, quanto mais a população cresce, mais cresce com ela os níveis de inanição, doenças e os níveis de morte. A sua hipótese implicava que a população sempre tem a tendência de crescer mais do que o suprimento de comida.

Por essa tendência, qualquer tentativa de melhorar a condição das classes mais baixas através da melhora da produtividade na agricultura seria frustrada. Malthus realmente acreditava que encontrar uma sociedade perfeita estaria fora do alcance.

Marx (Karl Marx)

Para ele, não há leis eternas dentro da economia, válidas em todas as épocas da história humana. Cada modo de produção tem suas leis específicas, que perdem sua relevância uma vez que a estrutura social muda. Para Marx, igualmente, não há leis econômicas separadas e à parte de relações específicas entre as relações humanas nas primárias relações sociais de produção.

Keynes (John Maynard Keynes)

Fez muito mais do que qualquer outro para revitalizar essa teoria econômica. Ele defende em seus estudos o programa monetário e fiscal do governo feitos para impulsionar o trabalho e estimular a atividade comercial.

Por Carol C.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medidas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *