Relacionamentos Dentro da Empresa

Relacionamentos Dentro Da Empresa

O trabalho é fator de grande importância durante o nosso dia, já que passamos ao menos 8 horas no ambiente de trabalho. É um tempo de grande relevância para se passar com outras pessoas, por isso a relação dentro deste espaço deve ser priorizada. São compartilhados momentos de frustração, de estresse, de brincadeiras, e também festivos e de relaxamento como os happy hours. Isto é o que ocorre em grande parte das empresas, e tais tipos de relações são importantes e necessárias para a saúde social e garantir um clima amigável e atrativo de trabalho.

A construção de um bom relacionamento dentro da empresa é de fundamental importância, então daremos algumas dicas básicas para você se atentar dentro do ambiente corporativo.

  • Comprimente a todos os seus colegas todos os dias. Ao entrar e ao sair, sempre comprimente seus colegas, esta pequena atitude transmite cordialidade e simpatia a sua pessoa. E a educação básica todos os dias com a palavras magicas do ‘por favor’, ‘obrigada’, ‘bom dia’ faz uma grande diferença de como todos enxergarão você.

  • Não Faça Panelinhas

    É normal que as pessoas tenham afinidades com certas pessoas, mas movimentos ditos panelinhas de fofoca não é bem visto e nenhum pouco saudável ao ambiente de trabalho. Então procure se relacionar bem com todos dentro da empresa, do mesmo ambiente que se encontra até os outros setores.

  • Seja Uma Pessoa Prestativa

    Pessoa Prestativa na Empresa

    Pessoa Prestativa na Empresa

    Quando for necessário sempre se disponha a ajudar, isto faz do local de trabalho um ambiente mais convidativo e integrador. Ajude e se envolva aonde é chamado ou solicitado, isto somente irá agregar a sua imagem, impressão de que está disposto ao crescimento pessoal e produtivo da empresa.

  • Seja Um Bom Ouvinte

    Seja Um Bom Ouvinte

    Seja Um Bom Ouvinte

    Em todas as situações de relacionamento entre pessoas, um bom ouvinte é muito bem visto, ainda mais caso você ocupe um cargo de liderança, escutar o que seu time tem a falar. E seja humilde em saber escutar dicas e sugestões de seus colegas.

  • Não Fale Sobre Seus Problemas Pessoais

    Não Fale Sobre Seus Problemas Pessoais

    Não Fale Sobre Seus Problemas Pessoais

    Evite sempre falar sobre seus problemas pessoais, tais relatos podem causar desconforto entre seus colegas além de expor sua vida pessoal e gerar fofocas dentro da empresa.

Dicas E Sugestões Para Relacionamentos Saudáveis Dentro Da Empresa

Por ser um fator relevante dentro da empresa, vamos aqui separar algumas dicas para que você consiga desenvolver tais teias sociais com certo limite e consciência que a situação necessita.

  • Trabalho e Amizade

    Em relações de amizade dentro da empresa, é importante ressaltar a importância de saber delimitar este tipo de relação dentro do ambiente corporativo. Nos momentos de folga, converse com eles assuntos diversos, mas saiba separar opiniões pessoais do espaço profissional. E se é amigo do chefe, separe tais situações, solicite feedbacks de seu desempenho e separe bem tais relações, apesar de ser muito difícil.

  • Problemas Com Colegas

    Em situações delicadas em que há desentendimentos ou problemas pessoais, não deixe que isso siga em frente, vá direto ao ponto para resolvê-los. Tente cultivar a sinceridade e procure ser franco, além de evitar a criação de picuinhas e fofocas dentro do ambiente de trabalho. Além de ser um jeito de resolver e deixar o ambiente de trabalho mais leve, evita a possibilidade da situação se enquadrar em crimes de assédio moral.

Namoro e Relacionamento no Ambiente de Trabalho

Já houveram muitos casos de namoro e casamento dentro do ambiente de trabalho, no entanto esta é uma situação um pouco delicada, dependendo de como os empregadores podem vê-la. Geralmente esta é vista como uma ameaça a produtividade e mesmo risco de brigas ou acusações de assédio moral. Mas é proibido?

Pela lei, nenhuma instituição ou empresa tem o direito de proibir o relacionamento entre pessoas, já que este tipo de conduta fere os direitos de privacidade, podendo acabar em processos trabalhistas. O caminho que a empresa possui é a criação de políticas internas ao qual proíbem a demonstração de intimidade e afeto dentro e entre o ambiente de trabalho. Dessa forma é um caminho a evitar alguns tipos de problemas que podem surgir como:

Solicitação de Demissão

Em caso de término da relação, existem chances de pedidos de demissão como forma de resolução do problema de ambas partes.

Assédio

Se não existir uma política que tange assuntos de relacionamento, os funcionários às vezes se sentem ‘mais à vontade’ de abordar pessoas de seus interesses de maneira errada e agressiva. Para exemplificar, caso um empregador chame um trainee para sair, no mesmo momento em que este será contratado, isto pode se enquadrar em um caso de assédio.

Fim de Namoro

Todo namoro possui o risco de término e nem sempre, quando este acaba, não ocorre da melhor maneira possível. E se não houver uma norma interna, muitas vezes este término pode acarretar em um indivíduo dificultando o trabalho do outro, ou ainda começar a soltar intimidades para envergonhar o outro indivíduo.

Fim de Namoro na Empresa

Fim de Namoro na Empresa

Favoritismo

Se uma das partes da relação ocupar um cargo superior a concessão de favores tem maiores chances de ocorrer.

Conflito Entre Funcionário

Com a união entre os funcionários, em casos de brigas, esta pode atrapalhar o convívio interno entre outros funcionários, ou mesmo ocorrer situações de competição por uma pessoa, gerando intrigas internas.

Favoritismo na Empresa

Favoritismo na Empresa

Perda Na Produção Individual

Todo namoro é regado a muitas conversas, e isto no ambiente de trabalho pode afetar o nível produtivo das partes em questão. O excesso de conversa pessoal, ou mesmo em chats online pode fazer com que estes coloquem o trabalho de lado, além de gerar possibilidades de fofocas e alvo de distração para outros funcionários.

Por isso é importante que as partes tenham bom senso na sua conduta interna. Não há como evitar que duas pessoas se apaixonem, mas é possível saber como lidar com esta relação dentro do ambiente de trabalho. Tenha uma comunicação mais discreta com seu par, não uso chats do trabalho para falar sobre sua vida pessoal, se for algo de urgente opte sempre por aparelho de comunicação pessoal, e seja rápido. Ainda evite demonstrações de carinho como abraços e beijos, preze sempre pela postura profissional.

Tenha sempre em mente agir com descrição, e ao falar sobre seu relacionamento seja mais conservador, não crie segredo quanto a sua relação amorosa, mas isto não quer dizer que você tenha que falar o tempo todo de sua relação e muito menos brigas, discussões e intimidades. Sua vida pessoal não deve ser motivo de fofocas e nem de comentários internos. Além disso o envolvimento não deve interferir de forma negativa a relação com o resto da equipe, não deve ser um fator de distanciar você do restante da equipe, ainda não deixe que o ciúmes afete suas relações.

O envolvimento amoroso não pode interferir nas suas relações do trabalho, caso seja necessário discutir algo a respeito do trabalho, faça isso normalmente, como se fosse fazer com qualquer outra pessoa com que trabalhe. Em situações de namoro entre algum indivíduo de cargo superior e cargo inferior, esta se torna um tipo de relacionamento mais complicado, já que grande parte das pessoas logo pensam em benefícios e privilégios que a situação pode propor a quem esta em cargo abaixo. Para não dar espaço a fofocas e comentários acerca, tente agir de maneira mais profissional possível e caso você seja quem ocupa o cargo mais alto, tente tratar todos de forma mais igualitária possível.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medidas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *