Planejamento estratégico é basicamente um processo de gerencia, que enfatiza o modo de formular objetivos estratégicos para uma seleção de programas que tenham ação e consigam ser executados, sempre induzindo as condições internas e externas da empresa e mantendo um planejamento da evolução que está sendo adquirida. A coerência e sustentação são pré-requisitos básicos que a empresa que tem o planejamento estratégico deve reverenciar, pois somente desta forma que o processo terá coerência e sustentabilidade.
Outra forma de entender o planejamento estratégico é saber que nada mais é do que um procedimento que elabora a estratégia que vai ser aplicada a empresa, nesse planejamento se deve definir a afinidade entre a organização e o ambiente interno e externo da empresa, sempre. Aliado a esta função também se deve levar em conta os objetivos organizacionais, sempre possuindo a demarcação de mais estratégias como alternativa. Segundo Públio que escreveu em 2008 o livro “Como Planejar e Executar uma Campanha de Propaganda”, ele ensina que em um planejamento estratégico são fundamentais envolver cinco tipos de atividades.
Cinco Atividades Envolvidas no Planejamento Estratégico.
Se deve então, definir sempre a missão corporativa, analisar toda a situação vista de vários ângulos, formular os objetivos e formular todas as estratégias pertinentes, implementar estratégias e juntamente aliar o feedback e o controle da situação.
Quando Utilizar um Planejamento Estratégico?
Quando uma empresa apresenta estar com desequilíbrio nas atividades e começa com isso a ter ausência de cooperação entre as empresas, isso gera desperdícios dos recursos da mesma. Nesta situação deve ser aplicado um planejamento que tenha a estratégia de reverter esta situação. Muitas (quase sempre) vezes o planejamento estratégico bem empregado pode salvar a empresa, livra elas do fracasso, o que infelizmente é “comum” quando trata-se de relacionamento como mercado.
A empresa começa e com o tempo vai deixando de conferir os erros que tem ocorrido, não pesquisa mais uma maneira de melhorar (quando está engrenando), começa a deixar a comunicação de lado, basta um pouco de desleixo para de repente a empresa estar rumo a ruína. Infelizmente apenas quando a situação aperta é que muitas empresas recorrem para um planejamento estratégico, claro que diversas empresas já conseguem se precaver e começam o negocio com cautela, não esperando a crise chegar para “concertá-la”.
Tipos de Planejamento Estratégico
O planejamento estratégico pode ser corporativo, empresarial (ou de unidade estratégica de negócio) ou funcional. Planejamento estratégico corporativo é quando se faz referencia ao significado, julgamento e seleção de áreas de negócios, resumindo se trata a um planejamento voltado para o crescimento e sobrevivência da empresa no mercado. Já o planejamento estratégico a nível empresarial ou em área estratégica de negócio é voltado a uma estratégia competitiva para colocar a empresa em concorrência no mercado. Porém o planejamento estratégico funcional baseia-se em implementar estratégias empresarias tendo em vista a conquista no crescimento da organização, alcançando os objetivos que tem como meta. Basta ver como sua empresa deve aplicar o planejamento estratégico e ir rumo ao sucesso.
Por Luiziane Acunha