Os Ricos
Muita gente pensa que pessoas ricas são egoístas, por isso elas têm muito dinheiro na mão. Isso pode ser verdade em alguns casos, no entanto, há indivíduos que são muito mais ricos, porque sabem dar.
Quando você dá alguma coisa do seu coração sem esperar nada em troca, você libera uma força poderosa que vai acionar sua boa ação, para “saltar” surpreendentemente, e algumas vezes, de forma incomum.
A Generosidade Nunca é Demais
Sempre que possível, devemos ser generosos com os outros. Você vai perceber que o que recebe, ou o retorno, será mais do que aquilo que você dá. Como seres humanos, temos a tendência de retribuir o que recebemos. Mas não é legal esperar algo em troca. Doe sem esperar nada, pelo seu coração, e as recompensas serão maiores.
O ato de dar pode convocar o espírito de alegria ao entrar no seu coração. Como você se sente quando você deu algo para seus vizinhos menos afortunados? Nada poderia iluminar um dia mais do que os ver expressar a sua gratidão mais sincera e ver seus sorrisos estenderem de orelha a orelha.
Dar também é um hábito saudável. Pode prolongar a sua vida, por incutir em você uma sensação interior de paz e realizações. O que você dá, não precisa ser necessariamente algo material. Também pode ser tempo, esforço, talento, serviço ou um sentimento afetuoso.
Assim como tudo na vida, o ato de dar algo tem suas limitações. Ser generoso demais pode ter seu preço. Sua bondade pode ser aproveitada e as pessoas podem abusar de suas boas intenções. Cuidado com pessoas que estão continuamente buscando o seu auxílio. É melhor ensiná-los a resolver seus problemas do que sempre atender às suas necessidades.
Como se Costuma Dizer
“Dêem-lhes peixe e você vai alimentá-los por um dia. Ensine-os a pescar e você vai alimentá-los para uma vida.” Finalmente, aqui está o que eu considero a mais importante regra sobre a doação. Mantenha suas boas ações para si mesmo. Não anuncie ao mundo inteiro que você doou 100.000 reais para a sua entidade de caridade favorita ou que você ajudou a salvar uma criança de uma doença fatal. Se você realmente deseja dar, o faça de maneira secreta e privada.
Algumas pessoas escrevem “anônimo” ao invés de seus próprios nomes quando eles fizeram uma contribuição. O universo sorri para esses indivíduos, e eles terão a sua recompensa no tempo devido.
A maior lição que tiramos disto é que se você estiver com a finalidade de doar, não quer dizer que você está em uma posição melhor do que quem vai receber? Então, faça o que você pode e de maneira mais discreta possível.