Quase no fim de janeiro em que o mês oficial de férias, das praias lotadas, estradas congestionadas, crianças em casa só na frente do computador ou da televisão está por terminar, também está por chegar ao fim a folga no trabalho que normalmente acontece na primeira metade do mês quando aqueles que ficaram na luta podem andar com mais calma chegando mais tarde, almoçando na hora certa, coisas que em outros meses do ano são impossíveis. Entretanto esse final de supostas férias traz algumas boas noticias para a economia brasileira. O Banco Central depois de algumas pesquisas está apontando um crescimento na ordem de 8% na produção da indústria e de 5,2% para o PIB. A pura verdade é que depois da crise enfrentada este é um ótimo ano que se inicia é certo que com muito trabalho, porém com perspectivas muito boas se considerarmos a crise mundial que ainda se pode ver num horizonte bastante próximo, mas que vai se distanciando de maneira até bem rápida.
Pare e faça uma Análise
Reestruturação foi uma das palavras que mais se escutou no ano de 2009, com corte de pessoal, de gastos, redução de investimentos e tudo isso apenas para se adequar a um cenário de crise e que segundo as previsões ainda levaria muito tempo para voltar à normalidade, entretanto diante das noticias animadoras de que o cenário da economia mundial muda de maneira muito mais rápida do que o imaginado é preciso que todo o empresário pare e faça uma análise da atual situação para não perder as oportunidades de crescimento que certamente irão se apresentar. É preciso que fique alerta para o caso de que o cinto tenha sido por demais puxado, pois determinar a medida certa para soltá-lo é fundamental e gera uma dúvida muito grande, por isso é aconselhado que se tenha bastante cautela pelo menos nos primeiros meses de 2010.
Definição de Marketing
Para quem está em duvida sob o caminho a seguir usar a definição de marketing das 4Ps pode ser uma boa idéia, ou seja, analise a partir do produto, preço, promoção e ponto de venda considerando que numa analise bem feita e medidas certas pode estar o diferencial para o sucesso. Na questão do produto é preciso analisar o que deve ser mantido e o que devemos cancelar para direcionar o foco e minimizar custos. Depois da definição do que deverá ser mantido um reajuste de preços se faz necessário analisando concorrentes e fazendo a comparação para adequar o preço a realidade do mercado. Com a água voltando às torneiras, talvez aos pingos seja preciso criatividade e preços promocionais, pois estes muitas vezes fazem a diferença para a relação entre o consumidor e o ponto de venda. Por último é hora de reavaliar o próprio ponto de venda, quem sabe seria melhor novos parceiros, revendedores ou distribuidores para tornar a empresa mais competitiva.