Matemática Financeira

A matemática financeira contém variadas aplicações no sistema econômico de hoje em dia e muitas dessas aplicações estão presentes na vida diária das pessoas. Ela é útil em assuntos como: realização de empréstimos; aplicações financeiras; compras a crediário ou com cartão de crédito; investimentos em bolsas de valores; financiamentos de carros e casas; entre outras situações.
Pode-se dizer que a matemática financeira consiste em empregar procedimentos matemáticos para simplificar a operação financeira.

Conceito Básico

Quando se vê certa propaganda em algum lugar, na qual diz para comprar certo produto por “2.000 reais à vista ou por 5 parcelas de 520 reais a prazo” a maioria das pessoas prefere comprar por meio da ultima – a prazo, na qual elas argumentam não ter um preço tão pesado e em 5 meses já é realizado todo o pagamento.

Comprar

Porém, ao fazer isso, essas pessoas se esquecem de um importante detalhe: 5 parcelas de 520 resultam em um total de 2.600 reais, o que é 30% a mais do que o preço da oferta a vista (2.000 reais). São em situações como essas em que se percebe a utilidade da matemática financeira e o quanto ela ajuda nas contas do dia-a-dia.

Os juros

A estipulação prévia de taxas de juros baseia todas as movimentações financeiras. Ao realizar-se um empréstimo, o pagamento do mesmo será realizado em prestações mensais com a soma de juros, isto é, o valor de quando se é quitado o empréstimo é maior do que o valor emprestado. A diferença entre o valor pago (final) e o valor pedido (inicial) é chamada juros.

Taxas

Assim, esses 600 reais ou 30% a mais é uma compensação que se oferece a pessoa que disponibilizou o financiamento ou empréstimo. Essa compensação é feita porque a esta pessoa ficou sem dinheiro durante o período de empréstimo e é chamada de juros.

Surgimento dos Juros

Surgindo no momento em que o homem percebeu a existência da relação entre tempo e dinheiro, os juros são usados até hoje.

Nas situações em que ocorriam o acúmulo de capital e a desvalorização monetária eram sugeridas as idéias de juros, porque tais ações ocorriam por causa do valor momentâneo do dinheiro. Algumas tábuas matemáticas relatavam a utilização e a repartição de insumos agrícolas por meio de operações matemáticas. Inclusive, existem registros dos sumérios que estão documentados em tábuas. Esses documentos eram diversos, como recibos, faturas, notas promissórias, hipotecas, escrituras de vendas e endossos, operações de crédito, juros simples e compostos.

Calculos

Nessa época os juros eram pagos pelo uso de bens emprestados, como simples sementes. Os agricultores faziam transações comerciais nas quais adquiriam sementes para comporem suas plantações. Depois que era efetuada a colheita estes agricultores pagavam em sementes o valor pego inicialmente somado ao valor dos juros (tudo em sementes).
Assim, a relação entre tempo e juros foi se adequando a necessidade de cada época, e hoje, o tempo é pré-estabelecido pelas partes negociantes nas transações de empréstimos.

Samuel Castro

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medidas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *