Inflação

A inflação é o termo usado para descrever um aumento dos preços médios na economia. Isso significa que o dinheiro está perdendo seu valor. A causa básica é, que geralmente muito dinheiro está disponível para compra de poucos bens ou serviços, ou que a demanda da economia está superando a oferta. Em geral, essa situação ocorre quando uma economia está tão aquecida que há escassez generalizada de mão de obra e materiais. As pessoas podem cobrar preços mais altos para os mesmos produtos ou serviços. A inflação também pode ser causada por um aumento nos preços dos produtos importados, como o petróleo. No entanto, esse tipo de inflação é transitória, e menos importante do que a inflação estrutural causada por um excesso de oferta de dinheiro.

Pib do Brasil

Os Efeitos da Inflação

A inflação pode ser muito prejudicial por uma série de razões. Primeiro, as pessoas podem ficar numa situação difícil quando os preços sobem mais depressa do que os seus rendimentos. Segundo, a inflação pode reduzir o valor de investimentos, se os retornos forem insuficientes para compensar a inflação. Terceiro, uma vez que acontecem surtos de inflação, muitas vezes estes eventos andam de mãos dadas com uma economia superaquecida, e podem acentuar os ciclos de expansão e recessão da economia. A inflação desordenada também tem efeitos a longo prazo. Se o dinheiro está perdendo seu valor, as empresas e os investidores estão menos propensos a fazer contratos de longo prazo. Isso desencoraja o investimento de longo prazo na capacidade produtiva do país.

Mercado Cambial

Deflação

O outro lado da inflação é a deflação. Isso ocorre quando os preços médios estão caindo, e também pode resultar em vários efeitos econômicos. Por exemplo, as pessoas vão adiar a despesa se eles esperam que os preços caiam. A deflação prolongada pode causar uma rápida desaceleração da economia.

Inflação

O Ciclo Econômico

Quando a economia está forte, a maioria das pessoas estão empregados e ganhando dinheiro. Em seguida, haverá uma maior demanda de bens, como alimentos, produtos eletrônicos e veículos, o que aumenta tanto que a fonte não consegue acompanhar a demanda. Esse excesso de demanda gera um aumento dos preços, ou inflação. Como os preços sobem, a necessidade de aumento de salário para acompanhar a subida dos preços dos produtos o aumento dos custos de emprego para as empresas se traduz em um aumento dos preços da maioria dos itens. Quando os preços de bens e serviços ficam muito altos, os consumidores decidem produtos são caros demais e retardar ou deixar de comprar. Quando a demanda diminui, as empresas de despedir trabalhadores porque eles não precisam fazer tanto quanto antes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medidas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *