Enfrentando as Diferenças
De acordo com profissionais especializados na área de recursos humanos, um dos grandes problemas enfrentados pelos funcionários de uma maneira geral, é saber lidar com as diferenças dentro do ambiente empresarial.
Por isso, os especialistas ressaltam a importância do funcionário dentro das grandes corporações, estar sempre atento às relações interpessoais, para que evite os eventuais conflitos que possam vir a surgir, atrapalhando sua atuação profissional. Uma das melhores maneiras de conseguir efetuar positivamente um bom relacionamento com os colegas de profissão, é saber respeitar antes de tudo, as diferenças existentes em todos os indivíduos.
Aprendendo com as Diferenças Pessoais e Profissionais
Uma das melhores maneiras de conviver de maneira harmoniosa dentro do ambiente profissional, é saber que o principal dentro das grandes organizações empresariais são a troca de experiência e de conhecimentos entre os funcionários. Dessa maneira, a diversidade existente dentro das corporações serve, como uma maneira de expansão de conhecimentos, através da troca que elas proporcionam, e acima de tudo, servem para avaliar se o funcionário sabe tolerar pessoas com ideias ou comportamentos que diferem radicalmente do seu. Se o funcionário conseguir se adaptar aos vários setores da empresa, se relacionando de maneira positiva com os outros trabalhadores, com certeza estará utilizando uma boa estratégia para permanecer sempre como um profissional útil à corporação em que trabalha.
Diversidade como Estratégia Empresarial
Segundo os profissionais da área de gestão de carreira, a diversidade de funcionários dentro das grandes organizações empresariais já é praticamente um fato consumado, ou seja, cada vez mais, as corporações investem em profissionais das mais variadas etnias, credos, faixa etária e cultura, para que os membros de sua equipe possam ser os mais variados, dentro do possível. Diante dessa nova realidade, os funcionários devem demonstrar flexibilidade em seu comportamento, procurando conviver com as outras pessoas de maneira natural e dando enfoque somente ao que realmente interessa para empresa, que é manter sempre uma boa produção.
Para as instituições empresariais, o que menos importa são as divergências e os possíveis conflitos interpessoais que elas podem provocar, pois o que na verdade interessa, é que dentro de um ambiente totalmente heterogêneo, seus profissionais consigam manter relação equilibrada com os outros membros da equipe profissional, para que sua produção sempre esteja alta, trazendo lucratividade para seu local de trabalho.
Portando, é possível concluir que a melhor estratégia para resolver todos os conflitos profissionais, é saber respeitar os outros trabalhadores nas suas diferenças, e não deixar que pequenas crises pessoais interfiram nas tarefas que devem ser executadas para o desenvolvimento da corporação. Se o funcionário seguir corretamente essa sugestão, conseguirá em pouco tempo, ser notado pelas chefias e terá maior espaço para que também possa se desenvolver junto à corporação em que atua como colaborador.
Salete Dias
Conflitos tem que ser resolvidos com diálogo, jamais silenciando igual muitos fazem. O ato de silenciar, fazer de conta que o outro lado não existe somente prejudica os dois lados. Tanto que gostaria de fazer uma espécie de “chamamento” para as Stas. ELIANE CAMPOS SOUSA E MARIA IZILDA CAMPOS SOUZA da empresa Jusem localizada na Rua General Osório, 1212- 10 andar- Centro- Campinas-SP para que se retratem com Jupira Lucas Zucchetti. Pois, diversos emails que foram enviados na tentativa de dialogar de forma PACIFICA, e pacifica mesmo foram ignorados. E o contato feito pessoalmente fui recebida com ironia. Portanto, fica o registro e novamente a solicitação de RETRATAÇÃO.