Erro por Excesso Pode Prejudicar Economia

Determinar os rumos da economia não é tarefa fácil, por isso o ministro da Fazenda e o presidente do Banco Central têm de estarem sempre muito atentos uma vez que constante mente são alvos de criticas seja de empresários ou mesmo do povo na rua que cuidam as medidas tomadas e sempre criticam seja porque a inflação esta aumentando e nada é feito para detê-la ou então quando estas medidas são tomadas, mas as analises mostram exageros na dose como acontece agora.

Aumento da Selic

Erro por Excesso Pode Prejudicar Economia

Erro por Excesso Pode Prejudicar Economia

No dia 2 de marco, semana passada, portanto em reunião do Conselho monetário do banco Central ficou determinado que a taxa Selic devesse novamente ser aumentada para evitar os riscos de inflação que vem teimando em se manter crescendo. Na verdade esses aumentos embora pequenos tenham sido constantes, não dando sinais de que irá ceder.

Com essa medida o Copom conseguiu provocar a indignação da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo ao receberem a noticia de que a Taxa Básica de Juros (Selic) deveria receber um aumento de 0,5%. Essa medida foi anunciada na quarta-feira, pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central.

O Aumento foi Exagerado

Falhas

Falhas

De acordo com FIESP/CIESP um aumento desse porte é exagerado uma vez que as medidas adotadas em dezembro do ano passado pelo banco Central como foi o caso do aumento do compulsório já vem forçando para que a pressão inflacionária ceda.

A tendência de desaceleração já pode ser vista também no que se refere ao mercado de credito que além de ter reduzido a oferta de crédito ainda provocou uma acentuada redução nos prazos o que vem fazendo com que os consumidores comecem a colocar o pé no freio e passem assim a gastar menos principalmente desestimulados pelas mudanças que vem sendo tomadas como é o caso também do termino da isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados que também vem sendo forte fator de desaceleração de consumo.

Desaceleração da Economia

Mercado

Mercado

Além da redução na oferta de credito, existem claros sinais de que esta havendo uma desaceleração da atividade econômica e também da atividade industrial que desde o segundo semestre do ano passado se encontra estagnada. Na verdade muitas são as pessoas entendidas que acreditam que as medidas que estavam já em vigor seriam suficientes para que a inflação se mantivesse não patamar controlável sem representar risco para a atividade econômica.

Erro por Excesso

De acordo com Paulo Skaf que é o presidente da Fies/CIESP, o Banco Central cometeu um erro por excesso e os impactos destes aumentos da Selic irão com certeza se refletir pesadamente desaquecendo nossa economia em futuro muito próximo, o que pode ser muito perigoso diante da instabilidade que ainda ronda o setor.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medidas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *