Com o nível de salários que temos no Brasil e quem vive deles, não pode se dar ao luxo de esbanjar nas despesas sob o risco de acabar comprometendo o equilíbrio econômico de seu sempre tão apertado orçamento doméstico. Aquele que tem todos os gastos sob controle, que prevê todas as despesas extras com antecedência pode até conseguir juntar um dinheiro extra para os momentos inesperados como no caso de doenças que nunca sabemos quando podem acontecer. Tem muita gente bastante organizada que somente economizando no supermercado já consegue fazer uma boa economia, mas para isso é preciso tempo, pois sempre é necessário que se faça uma pesquisa criteriosa antes de ir as compras da semana ou do mês. Existem supermercados que tem por costume colocarem bem a vista dos clientes, carrinhos com mercadorias que estão com preços menores do que os concorrentes e sempre vale pena dar uma olhada, de repente tem algum produto que você necessita, porém tome cuidado para não acabar comprando coisas desnecessárias somente porque o preço está bom, pois assim não conseguirá economizar.
A Escolha dos Produtos
Quando forem comprar legumes, verduras e frutas é importante saber quais os produtos que estão fora de época para deixar estes de lado uma vez que de modo geral custam o dobro do preço então o ideal é que procure trocar esses produtos por outros que estejam sendo produzidos na estação, as frutas mesmo, temos uma grande variedade e podemos perfeitamente ir fazendo um rodízio conforme a época de maior produção quando naturalmente há uma queda nos preços motivada pela lei da oferta. É interessante também que se compre frutas, legumes e verduras que possam ser refrigerados para que durem mais tempo.
Quantidades Certas
Comprar os alimentos na quantidade certa para evitar o desperdício é uma forma inteligente de evitar gastos supérfluos, de nada adianta economizar no preço se desperdiçamos os alimentos. No caso de enlatados mesmo, muitas vezes compramos em promoção produtos em latas de meio quilo ou mesmo maiores e não nos damos conta de que existe um prazo de validade depois de abertas as embalagens e que as vezes é bastante curto, portanto é preciso ter certeza de que vamos fazer uso da quantidade adquirida dentro deste tempo senão acabamos tendo prejuízo e com o custo de vida como está não podemos ter esse tipo de descuido.
Produtos de Limpeza e Higiene
Na compra deste tipo de produto não podemos descuidar pois além do preço, a importância da informação que vem na embalagem é fundamental uma vez que nem sempre o mais barato é o que trás maior economia, um produto mais caro muitas vezes rende muito mais a ponto de compensar a sua compra. Já o sabão em pó o ideal é usar um mais barato para as roupas menos suja e um mais potente para as peças que sujam mais. Os biodegradáveis são uma boa opção pois além de serem ideais para a proteção meio ambiente, atualmente estão com preços muito competitivos. Para xampus, giletes, desodorantes, cremes, etc. o ideal é ter opções entre algumas marcas para buscar sempre uma que esteja em promoção o que dá uma grande economia. Um conselho para você que cuida das finanças pessoais seria que anotasse todos os meses os gastos com o supermercado para futura comparação e avaliação da economia feita.