Economia Popular

Economia popular é um conceito que faz com que todo o processo de compreensão da política possa ser realizado de uma forma nova. Quando falamos do conceito de economia popular, podemos então pensar que todo esse processo de conceito e compreensão da economia pode fazer com que a dimensão ética do conceito seja assim recuperada.

Dentro do processo de classificação da economia popular, podemos também entender como funciona e como o conceito da economia popular solidaria.

A economia popular, até mesmo nesse processo pode ser classificada e assim chamada como um tipo de economia que auxilia e preserva também a economia de mercado. A economia de mercado se classifica na busca incisiva pelo processo de satisfação e realização do indivíduo.

A economia popular pode ser classificada com uma vertente que leva ao conceito de uma economia voltada para o processo de sobrevivência, ou seja, a economia popular se baseia estudar e procura atender as necessidades dos indivíduos como um todo.

Hoje, temos no Brasil um total de 20% de pessoas que trabalham com o movimento que envolve e engloba o conceito de economia popular. Apesar disso, para os dados econômicos do país, a economia popular acaba sendo descartada, como um dado relevante para apresentação financeira.

Na economia popular, as unidades produtivas consideradas muitas vezes familiares acabam tendo sua orientação voltada quase que totalmente para o desenvolvimento de seu trabalho, e não só para o capital gerado a partir do mesmo. Na economia popular, os estabelecimentos assim classificados, muitas vezes também acabam oferecendo produções e desenvolvimento de seu trabalho de forma doméstica e mais simples.

Economia Popular

Economia Popular

Dentro da economia popular, os maiores representantes acabam sendo os agricultores e agropecuaristas, além da pesca e em alguns casos também os extrativistas, porém ao longo de uma década, os setores de confecção e reciclagem apresentou um crescimento muito relativo dentro do país.

Segundo diversos pesquisadores, o avanço da educação no Brasil vem auxiliando em grande parte crescimento do setor econômico, já que aumento do processo de urbanização no país vem apresentando um alta nos últimos anos

O Perfil Da Economia Popular

Alguns censos demográficos, como por exemplo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) podem afirmar alguns dados a partir de certas analises, e com isso, alguns especialistas resolveram traçar o perfil de como funciona a economia popular no país, afirmando assim que durante o período do ano dois mil, até dois mil e dez a economia popular, ou estratégia familiar sofreu um grande aumento.

Dentro da economia popular, as pessoas que são residentes em uma casa, acabam desenvolvendo uma mesma função no mercado de trabalho que seu outro familiar, para que assim, o ócio acabe sendo transmitido entre os próprios dentro de seu próprio domicílio. Alguns desses trabalhadores, acabam por sua vez, realizando esse tipo de trabalho dentro de sua própria casa.

Analisando de forma geral, as principais funções que acabam sendo desempenhadas dentro do conceito de economia popular, são voltadas especialmente para a confecção artesanal de roupas, além de fabricação de alguns alimentos mais seletivos, reciclagem de diversos produtos, e em alguns casos também a construção civil, com o fornecimento da mão de obra.

Ainda analisando o processo de desenvolvimento da economia popular, pesquisadores puderam perceber que as maiores requisições de mão de obra dentro da economia, são a procura por mulheres, principalmente quando falamos de setores voltados para a alimentação e, também a confecção de roupas.

Esse grande desenvolvimento da área pode ser dado pela inserção do processo do desenvolvimento do trabalho dentro das próprias residências, ou seja, a mulher consegue conciliar em alguns casos os afazeres domésticos para que o trabalho seja realizado de forma produtiva, mesmo com outras responsabilidades de seu cotidiano.

Com essa possibilidade de flexibilização do trabalho dentro da economia popular e, também solidaria, um meio de inserir de forma relevante as mulheres no mercado de trabalho, além de muitas vezes também, pessoas já consideradas idosas, e populações chamadas de tradicionais.

Para diversas pessoas, o avanço da economia popular e solidaria no país, é uma ótima oportunidade de fazer com que pessoas que acabam sofrendo maiores preconceitos em grandes corporações empresarias, quanto a sua própria inserção no mercado , seja pela idade avançada, gênero, cor e aparência física, para que elas possam assim desenvolver e gerar renda para sua casa de forma justa e com seu trabalho.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medidas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *