A Premissa Básica
Vamos começar com a premissa de que os métodos de coleta de dados devem alinhar com os objetivos da pesquisa. Nenhuma metodologia é a melhor abordagem para todos os projetos de pesquisa. O critério para decidir sobre um método deve se relacionar diretamente com as exigências da investigação. A consideração de fatores secundários deve influenciar a decisão apenas depois dos objetivos primordiais estarem atingidos. Quanto aos critérios de menor prioridade, como o tempo no campo, ou a preocupação com os tomadores do exame profissional, são usados para decidir qual abordagem de coleta de dados a contratar. Estes tipos de questões precisam ser abordadas, mas não devem dominar a decisão sobre o método de coleta de dados para um estudo.
Método Baseado na Web
A web tem capacidades de longo alcance que permitem aos pesquisadores ampliar a cobertura de suas pesquisas. Mais cobertura geográfica, geralmente a um custo menor, é uma combinação atraente. O menor custo e maior de cobertura podem ajudar a equipe de investigação para adicionar cobertura do país em mercados emergentes, ou onde pode ser difícil e caro para realizar entrevistas por telefone, devido à falta de entrevistadores nativos.
A velocidade de coleta de dados é muitas vezes a razão de uma abordagem baseada na Web ser a escolhida. No entanto, a ressalva é que as melhores práticas podem ainda necessitar de várias semanas para fornecer tempo para fazer as ondas de e-mails completarem uma amostra aleatória estratificada. Para alguns estudos, a web é a abordagem mais desejável. É a melhor maneira de realizar um estudo conjunto. Também é o método preferido para a recolha de informações quando as longas listas de itens ou afirmações complexas são parte do projeto de instrumento de pesquisa.
Telefone
Entre as vantagens mais importantes de entrevistas por telefone é a habilidade do pesquisador para controlar a amostra. Os entrevistadores são capazes de encontrar a pessoa em uma organização mais qualificada para responder. Podem entrevistar e usar sondas para encontrar o entrevistado correto. Cotas para os extratos demográficos e qualificações únicas podem ser controlados diretamente com a ajuda de uma entrevista por telefone auxiliada por computador. A utilização de questões de resposta sem ajuda é mais fácil de implementar com o telefone que em uma abordagem baseada na Web, que conta com um entrevistado para tomar o tipo de respostas. Os entrevistadores também pode sondar e incentivar inquiridos a considerar mais respostas.
Resumo
A questão não é se um estudo utilizando uma abordagem de recolha de dados específico é superior ou inferior a outra abordagem, mas sim se os objetivos da pesquisa são servidos por uma abordagem ser melhor do que a outra. Algumas pesquisas com métodos específicos de coleta de dados, enquanto em outros casos, os pontos fortes e fracos de caráter geral dos dois métodos podem ser usados para decidir a abordagem que será utilizada.