Nesta quarta feira aconteceu o 4º Encontro Empresarial Brasil União Européia ocasião em que se reuniram empresários brasileiros e europeus sendo que nesta oportunidade eles entregaram ao presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva, da Comissão Européia, Durão Barroso e também a Herman Van Rompuy que é presidente do Conselho Europeu, uma declaração conjunta onde trazem propostas para que o comércio e os investimentos entre os dois mercados sejam ampliados como é o desejo tanto de empresários europeus como brasileiros.
Discussão de alternativas
A promoção deste encontro que tem sido bastante aguardado pelas expectativas que giram ao redor do resultado que possa advir deste, ficou a cargo da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e sua congênere Busines Europe.
Num momento em que brasileiros e europeus querem aumentar investimentos essa é sem dúvida uma ocasião mais do que oportuna para investir nessa idéia e isso foi feito em painéis que das nove horas até as quinze gerou intensos debates entre os executivos das grandes empresas tanto brasileiras como européias.
Isso aconteceu em Brasília no Palácio Itamaraty, na sala San Thiago Dantas e estes debates se concentraram em torno de alternativas capazes de eliminar obstáculos para que se estabeleça um melhor ambiente de negociações entre Europa e Brasil.
O evento
Da abertura do evento ficaram três pessoas encarregadas: Robson Andrade que é o presidente em exercício da Confederação Nacional da Indústria e também por Jorge Rocha de Matos que é o presidente da Associação Industrial Portuguesa (AIP), além de Pierre-Alain De Smedt que é presidente da Federação da Indústria Automobilística da Bélgica.
Participação em painéis de discussões
Quatro dos painéis de discussões que aconteceram no Encontro Empresarial Brasil e União Européia contaram com participações especiais de diferentes dirigentes empresariais como: o presidente da Portugal Telecom Zeinal Bava, e também de Jan Flachet que é o presidente da Suez Energia para a América latina. Também participou dos debates dos painéis o economista-chefe do banco Bradesco que é Fernando Barbosa e ainda contaram com a presença de Eduardo Leão de Souza que é o diretor executivo da União da Indústria de Cana-de-açúcar (ÚNICA).
Declaração Conjunta
Existe há bastante tempo um desejo que é comum entre os empresários brasileiros e empresários dos países que formam a União Européia no sentido de que o comércio entre estes países possa ser aumentado assim como os investimentos de ambos os lados.
Esta foi à ocasião propicia para que a declaração conjunta desses países e as quais trazem uma serie de propostas tanto em áreas de investimentos, como sobre as possibilidades de acordo de livre comércio entre a União Européia e o MERCOSUL e também em economia de baixo carbono, fosse entregue e isso foi feito no fim do Encontro sendo entregue a Lula, Rompuy e Durão Barroso.