Aumentam Riscos Contra Recuperação da Economia

É preciso ficar alerta para os indicadores que dizem estar o processo de recuperação da economia mundial correndo riscos cada vez maiores. Segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), a recuperação da economia que foi fortemente abalada com a crise mundial de 2008, vai continuar se recuperando, porém ao mesmo tempo em que acredita nisso emite um alerta para o fato de que os riscos contra a continuidade desse processo estar aumentando.

Incertezas rondam grandes economias

Aumentam Riscos Contra Recuperação da Economia

Aumentam Riscos Contra Recuperação da Economia

Na verdade o Fundo Monetário Internacional está atento e sabe que as incertezas que rondam as grandes economias aumentam riscos contra recuperação da economia como um todo. Ainda hoje em grande parte da Europa existem riscos importantes no setor financeiro que podem sim serem disseminados para outros países ameaçando a estabilidade financeira global e com isso trazendo novas dificuldades para que se concretizem as boas expectativas no setor econômico.

O FMI emitiu um aviso em nota onde foram apresentadas atualizações em relação ao desempenho econômico mundial e a estabilidade do sistema financeiro global. Na realidade a preocupação de dirigentes do Fundo Monetário Internacional está no fato de verem riscos maiores rondando a tão almejada recuperação da economia mundial.

O que espera o FMI

Mundial

Mundial

Levando em conta o crescimento muito forte da economia nesse primeiro semestre de 2010 e ainda atento ao impacto adverso que a turbulência financeira vem causando, o Fundo Monetário Internacional ainda mantém a esperança de que de modo geral a economia mundial possa crescer 4,6% neste ano de 2010. Para 2011 esse crescimento deve ser de 4,3% segundo ainda o FMI, o que é uma meta bastante promissora apesar de todas as turbulências e os riscos que ameaçam esse crescimento.

Medidas de estabilização

Taxas

Taxas

Olivier Blanchard que é o economista-chefe do Fundo Monetário chama a atenção para as diferenças existentes nas taxas de crescimento a nível mundial, entre as economias mais avançadas, as que estão em desenvolvimento e emergentes.

Blanchard ainda fez referencia a necessidade de ações imediatas para que os riscos no segmento financeiro possam ser contidos e com isso a possibilidade e a confiança de manter a economia nos trilhos sejam aumentadas. Considera ainda que os governos da zona do euro devam tomar medidas urgentes de estabilização, pois que isto é um componente- chave para que os demais mercados se acalmem.

Necessidade de reformas fiscais

Para Blanchard os governos de economias avançadas devem manter o foco na consolidação fiscal, dar incentivos para impulsionar o crescimento no médio prazo enquanto a reforma se processa. As ações fiscais devem ter como complementação a reforma do sistema financeiro e de outras reformas estruturais de modo que a competitividade e o crescimento sejam incentivados. O FMI mantém o otimismo, porém com cautela devido ao aumento de riscos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medidas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *