Momento Atual das Corporações
Nas modernas empresas atuais, cujo valores são baseados no investimento de pessoal, cada vez mais cresce a conscientização de que o profissional dentro da organização empresarial exerce um papel de extrema importância para que a empresa possa se desenvolver e, mais que isso, possa ter uma boa lucratividade. As funções desempenhadas pelos funcionários, sejam de que setor forem, podem ser de extrema utilidade nas corporações interessadas em permanecer sempre à frente no competitivo mercado de trabalho.
Por isso, à medida que essas instituições corporativas crescem e se desenvolvem, maior valor é dado aos recursos de utilização das pessoas que, para chegarem até o patamar de se adequar aos valores da empresa, terão que contar com a figura de um profissional essencial no setor de recursos humanos da companhia: o psicólogo organizacional.
Atuação do Psicólogo nas Organizações
Uma das funções do setor de recursos humanos nas organizações empresariais é administrar da melhor maneira possível os profissionais lotados nos diversos setores da instituição, para que eles possam desenvolver suas próprias capacidades, habilidades e competências pessoais e profissionais. Dentro desse contexto empresarial, a figura do profissional especializado em psicologia constituti-se de vital importância para que, através de técnicas e métodos específicos, possa contribui para desenvolver nos funcionários da corporação todo o potencial latente que eles porventura possuam.
As metas profissionais estabelecidas pela empresa devem ser um desafio constante para todos os funcionários dentro da organização, porém, a maneira de competir deve ser honesta e equilibrada, e o psicólogo tem condições de traçar um programa de atuação para conseguir esse objetivo dentro da corporação.
Sistemas Empresarias
As empresas funcionam como verdadeiros sistemas organizados, onde cada profissional deve desempenhar uma função específica com disposição para alcançar um objetivo em comum, que são as metas estabelecidas pela organização empresarial. Desse modo, os funcionários da empresa são fundamentais para o bom andamento desse processo que visa o sucesso da corporação. Em geral, todas as empresas são estruturas complexas que usam estratégias diferenciadas para conseguirem atingir seus objetivos profissionais, e adotam comportamentos específicos de acordo com cada meta que desejam atingir.
Dentro desse contexto, o profissional que não mantiver um bom relacionamento pessoal com colegas e chefias, além de possuir habilidades para desenvolver seu trabalho de maneira produtiva, talvez não se mantenha por muito tempo na organização. É aí que surge a figura do psicólogo, para poder ajudá-lo em possíveis conflitos interpessoais, além de tentar, através de técnicas específicas, motivar os funcionários a produzirem de maneira satisfatória.
Outra função do psicólogo que é fundamental dentro das organizações empresariais é tentar manter, na medida do possível, um ambiente que seja propício à manutenção do bem-estar dos funcionários. Isso porque, uma vez se eles estiverem motivados e com sentimento de equipe, com certeza terão uma produção mais satisfatória.
Salete Dias