Aprovado Cadastro Positivo

Foi aprovado ontem no Senado o cadastro positivo e de acordo com o ministro da Fazenda, Guido Mantega essa medida era uma luta antiga. Hoje temos no Brasil o cadastro negativo e o que se vê são os maus pagadores terem em muitas lojas e estabelecimentos bancários com as mesmas regalias que os bons pagadores uma vez que tem instituições que querem mesmo é vender seu produto e não dá importância a ficha a não ser que o tomador do dinheiro esteja bloqueado pelo Banco central.

Queda nos Juros

Aprovado Cadastro Positivo

Aprovado Cadastro Positivo

De acordo com o ministro da Fazenda que se pronunciou a respeito da aprovação do cadastro Positivo pelo Senado, a medida vai trazer a possibilidade de juros menores para os consumidores que fizerem parte deste cadastro. A aprovação foi muito demorada e os obstáculos foram grandes, mas finalmente foi aprovado o que vai facilitar no sentido de que o banco tenha conhecimento mais correto e profundo sobre a situação do cliente que busca o crédito. Quando não há a informação os juros são mais altos por conta de possíveis riscos de perda o que deverá ser minimizado com o cadastro.

Conceito de Cadastro Positivo

Medidas

Medidas

O conceito que se tem desse tipo de cadastro é de uma lista onde estarão os nomes dos bons pagadores. O objetivo é que tão logo comecem a funcionar as empresas passem a informar os serviços de proteção ao credito, sobre os consumidores que pagam suas contas em dia. Com isso se pretende reduzir o risco e consequentemente permitir que os juros possam ser reduzidos.

Para que Existe o Cadastro

Bancos

Bancos

Segundo Guido Mantega com esse cadastro lodo os bancos vão acabar percebendo que 95% ou mais dos brasileiros pagam corretamente suas contas. Com isso a expectativa é que as instituições reduzam os juros agora que foi aprovado o cadastro positivo sendo que esta redução deve premiar quem tem um bom comportamento com relação as suas dividas. Mantega afirmou que falando com instituições financeiras lhe foi afirmado que poderia sim haver uma queda do spread e, portanto dos juros.

Falta Regulamentação

De acordo com o ministro ainda está faltando a regulamentação por parte do governo federal, mas ele promete que isso será feito de maneira rápida e que assim que entrar em vigor essa fatura deverá ser cobrada dos bancos.

Medidas para Estimular o Crédito

Mantega confirmou ainda que esteja estudando novas medidas que possam estimular o crédito de longo prazo para o setor privado. Nas próximas duas semanas essas medidas deverão ser anunciadas. Segundo ele é um conjunto bastante grande de medidas que ele esta finalizando para poder apresentar logo e os bancos começarem a trabalhar dentro de nova postura. O objetivo é credito mais longo com juros menores para financiamento da economia.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medidas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *