Índice de Inflação Anual

A economia é um dos meios da sociedade mais intrincados e complexos do que se imagina. Evoluindo ao longo dos séculos, o sistema mudou de tal maneira que a economia se transformou em um mercado próprio, com formação acadêmica e diversas ramificações para novos interessados na área. Tal como todas outras profissões, os economistas devem lidar com todo o tipo de flutuações e negociações, tanto dentro como fora do país. E uma destas flutuações que mais alarmam os profissionais da economia e empresários é a inflação.

Índice de Inflação Anual

Índice de Inflação Anual

Além de todos os problemas comuns no mercado econômico, é preciso estar atento aos índices de inflação, que por vezes atrapalham o desenvolvimento de determinados ramos. Antes de compreender como a inflação pode influenciar nos grandes negócios e nas transações financeiras em geral, primeiro é preciso entender o que é inflação. Em uma explicação resumida, pode-se dizer que a inflação nada mais é do que os custos em dinheiro para se fabricar dinheiro. Em outras palavras, a inflação está relacionada ao poder de compra do dinheiro, que influencia nos preços dos produtos internos de um país, e nas exportações e importações.

Índice de Inflação Anual

Índice de Inflação Anual

Ao contrário do que se pode imaginar, uma porcentagem zero na inflação significa uma situação perigosa, de altos desempregos e diminuição na demanda de produtos. Com isto esclarecido, é possível definir como os índices de inflação se comportam ao longo do ano. Existem vários índices de inflações, cada um voltado para um propósito específico, e com marcações regulares, em diferentes épocas do ano. O economista não precisa necessariamente seguir todos os índices de inflação anuais, devendo preocupar-se apenas com os relevantes para os negócios em que são trabalhados. Os mais conhecidos são: Índice Geral de Preços (IGP), calculado pela Fundação Getúlio Vargas, usado para mercados de longo prazo, como o imobiliário, por exemplo; Índice de Preços por Atacado (IPA), também calculado pela FGV, voltado principalmente para o comércio; e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo IBGE com diversos propósitos.

Índice de Inflação Anual

Índice de Inflação Anual

Existem outros tipos de Índices de inflação, que embora tenha sua maioria calculada pela Fundação Getúlio Vargas, existem outros administrados por institutos menores, geralmente para definir a situação econômica de estados em especial, como o IPC-RJ, o IPC-Fipe e o IPC-IEPE, o primeiro calculado mensalmente pela FGV, enquanto os outros dois administrados pela USP e UFRGS, respectivamente.  O economista, ao avaliar o índice anual de inflação, deve estar atento aos cálculos mensais, para que o planejamento financeiro esteja de acordo com a meta estabelecida pela empresa. Índices anuais de inflação também ajudam a marcar o desenvolvimento financeiro do país, como o Produto Interno Bruto (PIB) e o crescimento de determinadas indústrias. Atualmente, o Brasil encontra-se com um índice de inflação de 2%. Estável, mas ainda com riscos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Inflação

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *