Prioridade são Projetos do PAC em Andamento

“ O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem razão quando diz que o objetivo dos cortes no custeio é justamente aumentar os investimentos no que se refere a infra-estrutura”. Este foi resumindo o teor de nota que o ministro da fazenda Guido Mantega emitiu para a imprensa na tentativa de esclarecer declarações que ele havia dado sobre os cortes no orçamento federal e no que diz respeito aos projetos previstos pelo Programa de Aceleração do crescimento (PAC). Guido afirma ainda que a prioridade seja dada para aqueles projetos que já estão em andamento.

Guido Mantega

Guido Mantega

Ritmo de Investimentos pode Mudar

O ministro Guido Mantega havia afirmado em uma entrevista dada no Rio de Janeiro que dentro do que havia sido preparado pelo governo no que se refere aos cortes de gastos com custeio, o inicio de novos investimentos previstos no Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) poderia ter seu inicio postergado. Segundo as palavras de Mantega é tudo uma questão de ritmo podendo ter de haver uma postergação. Segundo ele não haverá mudanças nos projetos do PAC que terminam este ano e que estão para terminar nos próximos anos. Quanto aos projetos novos que deverão começar. Estes sim podem ser que tenham que iniciar de maneira mais lenta, não começando de imediato.

Hidrovias

Hidrovias

Cortes não Devem Afetar PAC

O ministro colocou o comunicado na imprensa, depois da manifestação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a respeito de sua entrevista. O atual presidente disse estar certo de que houve um mal-entendido nas palavras de Mantega e que o corte de gastos públicos que a futura equipe econômica anunciou não deverá afetar os investimentos do PAC. Segundo Lula o que o ministro disse foi mal interpretado, os cortes devem ser feitos apenas nas verbas de custeio, não devendo atingir os investimentos. De acordo com Lula, mesmo que não vá estar mais no governo, ele conhece bem a nova presidente Dilma Rousseff e o ministro Guido Mantega (que é o ministro da Fazenda de seu governo e que foi confirmado para o próximo), para dizer que tem certeza de que obras do PAC não serão cortadas.

PAC

PAC

Nota de Mantega a Imprensa

Na nota que distribuiu a imprensa, o ministro da Fazenda Guido Mantega fez questão de esclarecer o mal entendido sobre as obas do PAC dizendo que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem razão quando diz que o objetivo principal dos cortes de custeio é justamente aumentar os investimentos em infra-estrutura. Segundo o que disse o ministro em entrevista no Rio de Janeiro com a redução de gastos poderá haver investimentos e redução dos juros. Quanto ao Programa de Aceleração do Crescimento Mantega afirmou que prioridade são projetos do PAC em andamento, muitos ainda demoram um ou dois anos para terminar. Quanto aos novos devem começar mais devagar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Governo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *