Por muitos anos, o hábito de levar para casa a nota fiscal de sua compra era quase inexistente entre os brasileiros. Ele até era presente, mas em grandes compras onde a necessidade se fazia aparente, como ao adquirir uma televisão ou equipamento de som. Pois estes, em caso de defeito ou garantia, era necessária a entrega da nota fiscal nas assistências técnicas.
Pedir nota fiscal era considerado antiquado e um exagero para um produto de apenas R$ 10. A verdade é: o brasileiro não entendia a importância da nota como única forma prática dos órgãos responsáveis controlarem os estabelecimentos comerciais e garantirem por estes o pagamento do imposto devido e, assim, o município arrecadar verba para outras obras. Ou seja, sua rua pode continuar com problemas no encanamento porque um comerciante continua não pagando seus impostos.
Campanhas foram criadas e, com o passar dos anos, houve uma maior conscientização do papel do cidadão para quanto às compras no comércio. Claro, com um incentivo, tudo anda mais rápido e, por isso, alguns Estados criaram programas independentes para incentivar os compradores a pedir a nota.
No Recife, por exemplo, em determinados shoppings há postos de arrecadação para concorrer a sorteios. A cada R$ 100 em compras, comprovados em nota, se ganha um cupom e este servirá para concorrer a brinquedos, produtos para o lar e eletrônicos, ou até novos vales compras. Campanha semelhante foi propagada nos estados de Alagoas e João Pessoa por outros shoppings.
Já em São Paulo, o processo foi um pouco maior, indo a todo o Estado. O Governo do Estado de São Paulo resolveu incentivar o consumidor através do programa Nota Fiscal Paulista. Funciona da seguinte forma: o cliente faz suas compras normalmente e sempre se lembra de pedir a nota, por menor que seja o valor do produto.
Um site foi disponibilizado para o cadastro, sendo uma pessoa por CPF. O usuário preenche um formulário com login e senha e pronto, está ligado ao programa. A cada nova compra, é só ir na internet e acrescentar o novo código da nota. Mas, por que fazer isso? Porque a arrecadação do ICMS feita pelo governo irá voltar para você a cada 30 dias. O governo ganha, você ganha.
De forma semelhante, funciona o programa da Nota Fiscal no Rio de Janeiro, através de cadastro no website https://notacarioca.rio.gov.br. A cada nova nota, mais valores entram no seu perfil e podem ser retirados de diversas formas: em dinheiro, em transferência para uma conta bancária ou em descontos em demais serviços da prefeitura, como IPTU, entre outros.
Há ainda sorteios mensais de bolões de valores pela lotérica da caixa, além de outros prêmios em dinheiro. Cada cupom funciona como um bilhete para ganhar, podendo ser quantos quiser. A cada mês o valor será fechado. Notas repetidas não serão aceitas.