FMI com Novo Discurso

O Fundo Monetário Internacional que sempre fez apologia ao fluxo livre de capital mesmo para países em desenvolvimento afirmando seus representantes que isso ajudava essas nações a prosperarem. Hoje o FMI com discurso novo incentiva esses países a controlar o fluxo exagerado de capitais como forma de evitar as bolhas de ativos além de outras várias distorções financeiras que esse livre fluxo provoca na economia. Isso é resultado da observação durante a crise mundial em que os países que tinham suas finanças sob controle tiveram um desempenho bem melhor durante a fase critica. A pura verdade é que a crise financeira levou muitas pessoas a repensarem seus modelos de desenvolvimento e isso aconteceu também em relação ao Fundo Monetário Internacional que hoje apresenta um discurso completamente diferente do que apregoava há três anos. Ainda bem que fatos como este servem de lição e mesmo organismos internacionais estão abertos a aprender a lição.

IMF

Crescimento Rápido Demais

Segundo a nova visão do FMI o capital privado é bem vindo e ajuda no desenvolvimento, porém quando este se dá de maneira muito rápida pode acontecer de levar a uma bolha e desta resultar uma crise como a que tivemos recentemente. Depois da crise ao se darem conta de quanto o equilíbrio econômico é importante para estes países em desenvolvimento o Fundo Monetário Internacional através e seus economistas começou, há seis meses um estudo sobre a capacidade que tem um país com capital controlado de colocar limites em possíveis estragos financeiros que possam advir com uma crise como esta. Países que antes da recessão vinham cuidando da saúde financeira e detinham o controle ficaram bem menos vulneráveis aos fortes efeitos da crise econômica. Quanto mais arriscada é a estrutura financeira maior o risco de sofrer um grande estouro no crédito.

Privado

Novas Recomendações do FMI

As recomendações do Fundo são para que os países façam primeiramente um exame para verificar se as medidas tradicionais usadas para que a entrada de capital seja moderada vão funcionar. Quando as moedas estão avaliadas de maneira adequada, e que podem conter o fluxo de capital usando as reduções das taxas de juros deveriam olhar para políticas que não são convencionais. O FMI fez um minucioso exame nas medidas adotadas pelo Brasil, Malásia, Chile e alguns outros países que além da cobrança de impostos sobre estes capitais ainda exigem que uma parte deste fique no banco central sem o pagamento de juros. Essas são apenas exemplos das várias regras existentes com o objetivo de redução do credito estrangeiro. Segundo o FMI com restrições se torna possível ter um controle e minimizar a fragilidade das finanças de um país uma vez que a retirada de maneira repentina deste capital fica dificultada.

Banco Central

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Governo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *