Brasil Gastará 120% a mais que África do Sul para Sediar a Copa

É ano de copa do mundo e mais uma vez o país entra em um frenesi, ganhar a o mundial é prioridade absoluta, tornar a camisa canarinho uma constelação é quase que obsessão nacional. Porém, dando-se prioridade a copa, perde-se o foco de inúmeros outros problemas públicos, tais como: saúde, emprego, ou a falta dele e tantos outros males que assolam o país tupiniquim.

O assunto copa torna-se preocupante e muito mais dispendioso quando se pensa alguns anos á frente, pra ser mais preciso, em 2014. Levando-se em conta que a África do Sul, país sede da copa do presente ano, desembolsará cerca de 7.968 bilhões de reais para ser o primeiro país do continente africano a realizar o campeonato. Percebe-se então, a gastança generalizada “necessária” para receber um evento destas proporções.

Afirca

Medalha de Bronze em Impostos

Ganhar a copa do mundo, de fato, é muito gratificante para a nação, mas muito mais importante é dar a esta nação um bom sistema de saúde pública e oportunidades de emprego para todos. Seria um devaneio erradicar o analfabetismo no país com maiores investimentos por parte dos órgãos públicos?
Andando pelas rodovias do país nota-se, o estado calamitoso de tais vias, algo vergonhoso para um país que cobra uma das maiores taxas de imposto mundial, será que os brasileiros se orgulham de subir ao pódio nesta categoria também? Estamos na terceira posição na categoria impostos, atrás penas de Burundi e Serra Leoa.

Para um povo que paga tantos impostos como o nosso, seria mais do que necessário ter um tratamento todo especial por parte do governo, mas não é o que acontece no Brasil, quebramos nossos carros em estradas, que nem deveriam assim ser chamadas. Sofremos com hospitais lotados, sem remédios, com um corpo de profissionais da saúde cada vez menor. A educação então, é algo deplorável no único país que fala português na América do Sul, o investimento em escolas, professores, livros é algo incompatível com as necessidades atuais, formamos cada vez mais analfabetos funcionais, pessoas incapazes de enfrentar decisões de um governo e pedir mais do básico, do necessário, do indispensável.

E estas gastanças fúteis, no mínimo dispensáveis ou desnecessárias não são exclusividade do atual governo. Este comportamento de desinteresse para com as reais necessidades do povo, independentemente do partido que compõem a situação, está intrincado nas raízes culturais dos governantes, a história dos investimentos públicos está aí para comprovar isso.

Investimentos

Os Gastos da Copa

No entanto, ainda não foi citado a “bagatela” que será gasta para a copa do mundo do Brasil, uma estimativa foi feita há poucos dias e os cofres públicos, o povo brasileiro, gastará no financiamento do evento 120% a mais do que o país africano que sediará a copa este ano. Se o país de Nelson Mandela gastará R$ 7.968 bilhões o Brasil gastará nada mais nada menos que R$ 17 bilhões para trazer a copa do Mundo para solo nacional. Isso, sem contar ainda os gastos com segurança, despesas com tecnologia e infra-estrutura dos estádios.

Não pretende-se desmerecer a importância de um evento como a copa do mundo, mas, será que não temos outros setores que necessitam prioritariamente desta injeção de dinheiro?

Isso sem falar nas Olimpíadas do Rio, outro evento que receberá um mar de dinheiro para sua execução.

Muito Dinheiro

Éverton Bohn

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Governo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *