Dilma Rousseff entrou no governo prometendo mudanças substanciais na economia brasileira. Entre as medidas está o objetivo de apoiar o pequeno investidor com formas de investimentos consideradas de baixo risco. A presidenta afirmou publicamente que mesmo com as novas mudanças, mantém seu dinheiro na conta poupadora. Confira como funciona as regras da atual caderneta de poupança.
Por Que Foram Implantadas Novas Regras?
No final do mês de março os juros brasileiros abaixaram, momento no qual o Banco Central anunciou a implantação das regras recentes que trazem cálculo modificado do que os oferecidos nos últimos anos. A regra diz que a rentabilidade está em 70% da taxa de juros no período mensal com a quantia parada na conta.
Fator que levou milhares de pessoas a investir quantias financeiras na poupança antes que as novas regras entrassem em vigor. Na atualidade os investidores do gênero devem gerar renda inferior do que aqueles que ainda estão beneficiados com as novas regras. Quem investiu até maio deste ano ainda conta com o faturamento existente anteriormente.
O objetivo é retirar parte da verba arrecadada para auxiliar no andamento da economia nacional. O país dos impostos não enxerga limites em retirar da renda do pequeno poupador, outra parcela ao erário público que pouco promove melhorias para distribuir a verba nacional.
O Brasil está entre os países com menores índices na distribuição monetária. Medidas do gênero não colaboram para a melhora do cenário no aspecto macroeconômico.
O Que Fazer Para Investir e Arrecadar Melhor?
Os investidores precisam buscar outra saída para investir o dinheiro, visto que aproximados 30% da rentabilidade das poupanças foram exterminadas em nome do erário público.
Saída indicada aos que podem esperar algum tempo para realizar o resgate está nos títulos da dívida pública, também contam com novas regras. Hoje em dia com trinta reais é possível realizar o investimento mínimo que corresponde a 0,1 do valor da fração completa, que atualmente gira na faixa de R$ 564. Nas regras antigas era possível investir no mínimo cem reais.
Investidores com reservas líquidas nas mãos podem optar pelo CDB prefixado, visto que o cenário aponta para queda nos juros, fato que não prejudicaria a renda que possui classificação de pre-estipulada.
Fique atento com as taxas de administração do investimento. Por exemplo, cem mil em aplicações de um ano acarretariam 45% de IR enquanto os DI trazem taxa de 0,5% ao mesmo período, descontando o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).
A caderneta de poupança pode ser considerada como primeiro grande investimento reservado aos trabalhadores no Brasil. A aplicação está de certa forma enraizada nos costumes nacionais.
Quem deseja ganhar maior rentabilidade precisa renovar a cultura financeira. Os CDB são os investimentos mais indicados para a atualidade no Brasil, sendo que desde o início, investidores sabem quanto podem arrecadar.