Variação da Poupança

A variação da poupança acontece de acordo com a taxa Selic estipulada por ano pelo BC (Banco Central). Hoje em dia esta forma de investimento não está rentável como no passado. O governo diminui a renda para equilibrar melhor o sistema econômico, visto que grandes investidores estavam migrando para poupanças em detrimento de outros investimentos vitais ao crescimento nacional.

Variações: As variações servem para definir o número de depósitos e as respectivas datas para as renumerações. Suponha que tenham sido investidos dois mil reais no dia 1/8. Logo o lucro é concedido apenas em 1/9. E quando o investidor deseja reiterar aquantia para ficar com maiores chances de lucratividade futura?

Variação da Poupança

Variação da Poupança

Neste caso os bancos separam as datas de remunerações conforme as variações. O investidor investe no dia 7/9 e recebe incidência de lucros em 1/10 e 7/10. Quanto mais depósitos em datas diferentes maiores são os períodos de correção. Interessante notar que quantias depositadas nos dias 29, 30 e 31 possuem variação no dia 1.

Ao contrário das contas correntes, podem ser abertas dezenas de conta poupança no nome da mesma pessoa jurídica em determinada instituição financeira. A divisão da variação também está relacionada com estes níveis quantitativos.

Os juros cobrados são iguais em todos os bancos, visto que o Banco Central organiza as formas de rendimentos. Em maio deste ano foram criadas novas regras que retiraram o poder de lucro existente nas poupanças. A problemática estava na migração de investidores que deixavam outras formas de renda para investir na conta poupadora, criando desequilíbrio e aumentando o risco de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) nacional.

Variação da Poupança

Variação da Poupança

Cálculo do Índice Poupança

TR (Taxa Referencial) + 0,5% de juros mensais. A TR é considerada índice pós-fixo, investidores somente podem saber valores depois de ultrapassados prazos básicos. Em termos gerais, se pode dizer que é impossível prever o valor futuro da poupança.

O cálculo deve ser observado de frente para trás. Por exemplo, quem investiu mil reais em janeiro recebe os juros dos próximos meses na mesma data útil em que realizou os depósitos do investimento. No cálculo deve ser levado em conta valor da TR (0,14) adicionado a 0,5%, gerando 0,64 sobre mil reais, gerando ganho de R$ 6,46 no primeiro mês que corre o juro.

O investidor que mantém a renda na conta poupança ganha juros compostos sobre o faturamento. Ou seja, quanto mais tempo o dinheiro é mantido, maiores são as chances de aumento na média da renumeração.

Caderneta de poupança: Desde maio deste ano quando a taxa básica de juros estiver abaixo de 8,5% ao ano, a rentabilidade das aplicações se equivale a setenta por cento da Selic mais TR (Taxa Referencial). Investidores com quantia rendendo na conta antes da respectiva data ainda contam com as regras antigas que geram mais renda aos investidores.

Por Renato Duarte Plantier

Variação da Poupança

Variação da Poupança

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Banco

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *