A Economia da China

Visão Geral Sobre a China

A República Popular da China, ou simplesmente, China – que é o nome mais popularmente conhecido – é um país que se localiza no continente asiático, sendo considerado o maior país da parte oriental desse continente e o mais populoso de todo o mundo, contando com aproximadamente um bilhão e quatrocentos milhões de habitantes, o que equivale a cerca de um quinto de toda a população mundial, sendo assim possível ter dimensão de como o país é bastante povoado.

O sistema político que é presente na China nos dias de hoje é o comunismo, e assim sendo, o partido que se encontra no poder do governo é o Partido Comunista da China – o PCC – que se encontra inclusive sob um sistema unipartidário. O PCC tem soberania sob cinco regiões autônomas da China, que são Mongólia Interior, Ningxia, Xinjiang, Guangxi e Tibete, além de vinte e duas províncias, quatro municípios chineses, que são Xangai, Tianjin, Chongqing e Pequim e por fim duas regiões administrativas, que são Macau e Hong Kong, sendo que essas duas últimas possuem uma autonomia considerável.

A área de extensão territorial da China compreende pouco mais de nove milhões e meio de quilômetros quadrados, o que faz com que o país fique em quarto lugar no ranking que aborda esse assunto, ficando atrás somente da Rússia, que está em primeiro; da Antártida, que está em segundo e do Canadá, que está em terceiro lugar. A paisagem que envolve toda essa extensão é extremamente variada, contando principalmente com florestas de estepes – que são aquelas vegetações encontradas nas planícies – e com desertos na região norte, onde o clima é mais seco e rio, sendo que os principais são o Deserto de Gobi e o Deserto de Taklamakan. Além dessas, outras vegetações que fazem parte da China são as Florestas Subtropicais, sendo que essas são mais presentes nas regiões mais úmidas e quentes, como é o caso do sul do país.

A China é um país que conta com uma história bastante ampla, tendo sido composta por vários períodos distintos, que vão desde sua civilização clássica, passando por períodos onde a monarquia era o sistema vigente, até que após a Segunda Guerra Mundial o Partido Comunista se instaurou, estando presente até nos dias de hoje.

A partir do ano de 1978 passaram a ser introduzidas algumas reformas econômicas na China, e isso fez com que ela passasse a se encaminhar para se tornar uma das economias com o crescimento mais rápido de todo o mundo. Toda a industrialização do país fez com que a pobreza diminuísse em aproximadamente quarenta e cinco por cento em vinte anos, o que é um valor bastante considerável. Tudo isso contribuiu para que cada vez mais a China venha sendo considerada uma grande e emergente potência, e é a respeito disso que o foco do artigo se direciona, então, logo abaixo será falado com mais detalhes a respeito da economia da China.

Economia da China

Toda a importância econômica que a China ganhou nos últimos tempos – como já foi apresentado brevemente acima – pode ser refletida no fato de atualmente ela se encontrar no posto de segunda maior economia do mundo e também na segunda nação com maior poder de compra. Além disso, a China também é um membro permanente de várias organizações, como é o caso da Organização das Nações Unidas – ONU, do Conselho de Segurança, entre várias outras mais voltadas realmente para a economia, coo é o caso da Cooperação Econômica Ásia Pacífico, da Organização Mundial do Comércio (OMC), do Grupo dos Vinte (G20), a Organização para a Cooperação de Xangai, e do BRICS.

BRICS

BRICS

A China é também reconhecida atualmente como uma potência nuclear, ou seja, ela possui um forte armamento ligado as armas nucleares, além de contar também com o exército com maior número de soldados do mundo, bem como o segundo maior orçamento destinado a defesa ou outros tipos de gastos militares, o que deixa o país com uma sensação de maior proteção, caso alguma guerra ou conflito seja instaurado.

O Produto Interno Bruto (PIB) da China é de mais de sete trilhões de dólares e a renda per capita do país é de aproximadamente cinco mil e duzentos dólares, o que comprova o grande crescimento econômico que o país teve nos últimos vinte e cinco anos. Ainda que seja uma república socialista / comunista, no ano de 2013 cerca de setenta por cento da economia chinesa era privada, e esse número só vem se elevando cada vez mais, o que supera todas as expectativas governamentais do país.

PIB da China

PIB da China

Todo o crescimento, tanto da economia privada, quanto da economia como um todo, unido com outros ótimos fatores, como estabilidade política, mercado interno crescente e a existência de uma reserva de moeda estrangeira bastante considerável, faz com que o país seja um dos melhores lugares do mundo para se fazer investimentos nos dias de hoje, sendo considerado em um nível excelente. Isso tudo também contribuiu para que de alguns anos para cá os chineses tenham melhorado o seu padrão de vida, ainda que a renda média seja bastante compatível com outros padrões mundiais.

Esse crescimento econômico também foi responsável para que várias pessoas saíssem de situação de extrema pobreza na China, sendo que, por exemplo, o número de camponeses de classe baixa reduzisse aproximadamente cento e vinte milhões em dez anos, e hoje em dia, dez por cento da população vive abaixo da linha da pobreza, número esse que tende a diminuir consideravelmente ainda. Além disso, quase cem por cento dos jovens possuem alfabetização.

A China conta ainda com um importante sucesso comercial, que se deve principalmente ao fato de o custo de produção no país ser bastante baixo, já que ele é o resultado da união de cursos relacionados a mão de obra, tecnologia, infraestrutura, entre outras coisas, que na China é possível encontrar de forma abundante e / ou mais barata.

Ainda que tudo o que tenha sido apresentado nesse artigo aponte pelo imenso progresso da economia chinesa nos últimos anos, a longo prazo é possível observar alguns obstáculos para o crescimento do país, principalmente no que diz respeito a desigualdade na distribuição de renda e o desenvolvimento social como um todo, além do sistema previdenciário que cada vez se encontra mais preocupante, principalmente por conta da política do filho único. Dessa forma é possível observar que nem tudo são flores, e que é importante que esses pontos passem a ser considerados desde já.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Governo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *