Volume de Credito Deve Ter Queda em 2011

Ao divulgar o Relatório Trimestral da Inflação, Carlos Hamilton Araújo que é o diretor de Política Econômica do Banco Central (BC), afirmou no dia 22 quando da divulgação desse relatório que a instituição espera para este ano um crescimento no volume de credito na ordem de 20%, mas segundo ele, esse volume de credito deve ter queda em 2011 ficando de acordo com as estimativas já feitas em 15%.

Para as Pessoas Físicas

Você que adora comprar a credito ou mesmo ir à busca daquele empréstimo eletrônico sempre que precisa de um dinheiro extra ou mesmo quando se sente no direito de fazer uma pequena extravagância, não precisa ficar preocupado desde já, pois o credito não vai ser cortado. No que se refere às pessoas físicas a expectativa é de que neste ano o volume de credito cresça em torno de 16% sendo que para o ano que vem essa expectativa fica em 10%, uma queda bastante considerável de seis pontos percentuais, porém nada tão grave que não se possa dar um jeito se necessário, embora as exigências certamente se tornem maiores uma vez que dificultar um pouco passa a ser considerado. A verdade é que o consumo vai continuar tendo apoio na expansão do credito, porém em um ritmo bem menos acelerado do que foi neste ano que chega ao fim.

Colheita de Soja

Colheita de Soja

Para Pessoas Jurídicas

No caso das pessoas jurídicas, as empresas, a perspectiva para este ano no que se refere à expansão de credito é de 16%, ou seja, a mesma expectativa das pessoas físicas, porém a queda dessa expectativa para as pessoas jurídicas é bem menor ficando em 14% para o ano que vem uma retração, portanto de dois pontos percentuais, embora se deva considerar que essa queda possa ser bastante significativa.

Estima-se Record de Vendas em 2011

Estima-se Record de Vendas em 2011

Como se Comportarão os Créditos

O caso dos recursos livres com taxas negociáveis entre cliente e instituição o volume deve passar de 16% este ano para 12% no ano que vem. Os créditos direcionados e com juros e normas pré-estabelecidas pelo governo e repassados em especial pelo Banco nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a expectativa que este ano deve chegar a 29%, para 2011 fica em 23%.

Mercado de Veículos

Mercado de Veículos

Restrição de Crédito

De acordo com Araújo as medidas adotadas com a restrição ao credito no inicio deste mês com o aumento dos compulsórios que são recursos que os bancos são obrigados a deixar no Banco Central, são uma boa ajuda no sentido de fazer com que caia um pouco o volume de financiamentos. As previsões do Banco Central são de que o volume de credito este ano fique em 48% do Produto Interno bruto (PIB) e para o ano que vem essa relação deve ser de 50% do PIB.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Crédito

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *