Investir Em Ações É Realmente Para O Longo Prazo?

Atualmente, muito tem se discutido sobre a questão de finanças em geral, e se investir em ações é realmente para o longo prazo. Muitas pessoas desejam fazer investimentos, porém, existem muitas dúvidas em torno deste assunto, e por isso, é importante que você tire todas as suas dúvidas, para que depois tenha uma opinião formada sobre o assunto e então decida se deve ou não fazer um investimento.

Bovespa

A Ação

Primeiramente, é necessário compreender o que é uma ação, para assim, entender todo o processo de investimento em ações. Uma ação simboliza uma parte de determinada empresa. Se um investidor decide comprar uma ação na Bolsa de Valores, ele se torna sócio de tal empresa, mesmo que o seu investimento seja pequeno em relação ao sócio majoritário, ou seja, o controlador. As ações acompanham o valor da empresa e, portanto, se ela obtiver um ótimo desempenho, o valor da ação sobe e caso vá mal, o valor cai. Portanto, você terá um retorno financeiro a partir do desempenho da empresa em que investiu, e esse retorno é destinado a qualquer valor financeiro que foi investido. Quando decidir investir em ações, lembre-se que não há um valor mínimo pré – estabelecido, pois as ações tem valores diferentes, porque elas não iguais e nem todas possuem o mesmo valor.

Fundos

Alguns Esclarecimentos Importantes

Quando um investidor aplica em uma determinada ação ele pode ter algum ganho extra mesmo sem vender essa ação, pois existem algumas empresas que pagam dividendos, ou seja, são parcelas do lucro da empresa que é dividida entre os acionistas. Segundo a lei, a empresa tem que pagar cerca de 25% de todo o lucro a título de dividendo. Mas, em assembléia de acionistas, as empresas podem optar por não pagar dividendos e assim, reinvestir o lucro. É importante que ao decidir fazer um investimento em ações, o futuro investidor tenha consciência que o valor das ações variam, e por isso, são consideradas investimento de risco.

Investir Em Ações É Realmente Para O Longo Prazo?

Valor

O que determinará se o valor da ação irá subir ou cair é o desempenho dela no mercado, que está sujeita a sofrer interferências de toda a área da economia, fatores externos como o declínio de preços no mercado internacional e também a política econômica do governo. Por isso, se você deseja realmente fazer um investimento, procure por ações de empresas sólidas, e também é importante que você busque orientação de um profissional experiente e de confiança, para lhe auxiliar na escolha de uma ação para investir. Mas é importante lembrar, que este investimento é de longo prazo e, portanto, o valor da ação pode cair em determinado momento, mas pode se recuperar em alguns meses posteriores.

Por: Érica Ap. Gomes

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medidas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *