Expectativa Sobre Taxa Básica de Juros

Consultados que fora m pelo Banco Central (BC), analistas do mercado financeiro se manifestaram afirmando que não mais esperam para este ano de 2010 aumentos da taxa básica de juros, ou seja, a Selic.

Expectativa

Na verdade a expectativa sobre taxa básica de juros tanto para a reunião do Comitê de Política Monetária (COPOM) que deverá acontecer em setembro como para a do final do ano, foi reduzida passando para 10,75% quando antes era de 11% ano. Vale lembrar que 10,75% ao ano é a atual taxa.

SELIC

Há questão de um mês atrás as previsões eram de que a SELIC terminasse o ano de 2010 em 11, 75% ao ano. Já para o fim de 2011 a Selic continua com a mesma projeção anterior que é de 11,5% ao ano.

Próxima Reunião

A próxima reunião do Vomite de Política Monetária (COPOM) do Banco Central deverá acontecer nos dias 31 de agosto e 1º de setembro sendo que para este ano ainda estão previstas reuniões do COPOM em outubro e também em dezembro. A última reunião do Comitê de Política Monetária este ano aconteceu em julho quando a taxa básica de juros foi elevada de 10,25% ao ano para os atuais 10,75% ao ano.

Estimativas para o Índice de Preços ao Consumidor

Neste ano as estimativas para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) baixaram de 5,19% para 5,10%. Entretanto para o ano de 2011 estas previsões foram alteradas para mais passando de 4,8% para 4,86% isto depois de passar dezoito semanas, completamente estável.

Previsões

Já o boletim Focus fez também suas projeções para o Índice de Preços ao consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (IPC-FIPE) que permaneceu com a mesma estimativa feita antes que era de 5% ao ano e para o ano que vem esta previsão teve um pequeno aumento passando de 4,52% para 4,53%.

Outras Projeções

Houve também alteração na projeção do Índice Geral de Preços- Disponibilidade Interna (IGP-DI) que passou de 8,465 para 8,50% e para o Índice Geral de Preços de Mercado ( IGP-M)as estimativas foram de 8,51% para 8,56%, também com pequena alta enquanto que para o ano que vem as projeções se mantiveram em 5% como antes.

Variação

No entanto as previsões para os preços administrados ou monitorados como energia elétrica, combustíveis, água, medicamentos, telefonia, saneamento, educação, transporte urbano coletivo, além de outros serviços, os preços em 2010 permanecem estáveis em 3,6% sendo que par 2011 as previsões dessas taxas passaram de 4,76% para 4,80%.

Boletim

Todas estas estimativas fazem parte do boletim Focus que é divulgado semanalmente e sempre nas segundas-feiras sendo que isto é feito pelo Banco Central que se baseia para isso nas estimativas do mercado financeiro, feitas para os indicadores de economia mais importantes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Governo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *