Como Investir em Ações

O Mercado

Atualmente o mercado financeiro desperta cada vez mais interesse em pessoas do mundo todo, que até então não tinham nenhum pensamento a respeito de iniciar nos negócios dos pequenos investimentos na bolsa de valores. Portanto torna-se  na maior parte duvidoso e assustador iniciar-se em um mercado ainda não tão aberto à questões de interesse; assim vale lembrar que para o iniciante investidor são necessárias algumas dicas e conceitos básicos para o esclarecimento e maiores informações nesse setor. A fim de estabelecer relações a esses conceitos é válido que quem quer se tornar sócio das empresas da Bovespa precisa estar ligado a seguintes fatores: fundos de investimento, individual e também aos clubes de investimentos.

Investimento

Fundos de Investimento

Em relação ao fundo de investimento é essa atividade a mais indicada para os iniciantes no mercado financeiro, já que são necessárias somente as quantidades desejadas em depósito, e todas as negociações ficam por conta dos gestores financeiros, que adequaram às melhores formas de aplicações dentro do limite do crédito do investidor. Assim ao final de cada mês todo investidor conforme o número de compras e vendas, como no setor imobiliário, por exemplo, estará em condições de lucros, positivamente ou negativamente, dependendo do rendimento e valores que a bolsa operar durante o período de aplicações. Os fundos têm isenção principalmente do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e da CPMF, esse caso os recursos forem originários de uma conta-investimento. As cotas do fundo de investimento variam de acordo com as parcelas e modos de aplicação, por isso o investidor deve ficar atento aos trabalhos de seus gestores e administradores de sua conta, com confiança, seriedade e compromisso perante ações que resultaram de aspectos estritamente econômicos e de negociação.

Fundos

Os Clubes de Investimento

Como o próprio nome sugere o clube de investimentos trata-se da união de 3 até 150 pessoas em uma mesma aplicação na bolsa, ouse já, esse conjunto têm a função de depositar valores iguais perante as mesmas ações, já que as parcelas e cotas serão menores e mais possíveis de negociações ao mesmo tempo. Nesse setor, os investidores são compostos de pessoas físicas, que se cadastram nas empresas da Bovespa para poderem ter acesso aos fundos de investimento e formais mais acessíveis de aplicação de ações. Ao contrário dos fundos, nos clubes de investimento as negociações são realizadas pelos próprios investidores, com o auxílio de gestores e administradores, mas sempre com a sua participação direta.

Como Investir em Ações

É válido lembrar que nesse aspecto de clubes os incentivos fiscais e as formas mais práticas e simples de se estabelecer nas aplicações são mais vantajosos em relação aos fundos, já que os negociantes contam com a participação do imposto de renda para poderem retirar parte dos investimentos em cotas que ainda são reaproveitadas com o auxílio desse resgate; plano esse bem vantajoso em relação ao individual no qual o resgate do imposto de renda é quase nulo.

Por: Patrícia Contiero

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medidas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *