A Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações vem estudando a possibilidade da ampliação nos dígitos de telefones celulares em nosso país. Atualmente são 8 dígitos e as mudanças estão previstas para o ano de 2015.
Esta medida vem como uma proposta a ser levada a consultoria pública, além da mudança de 8 para 9 dígitos também existe a possibilidade do surgimento de um código de área novo, especificamente criado para os telefones celulares que pertençam a região metropolitana da cidade de São Paulo.
Objetivo
Estas duas modificações têm como seu principal objetivo a ampliação na possível combinação de números para os aparelhos de celular, desta forma atendendo a demanda crescente deste setor. Em São Paulo a situação é mais problemática e as previsões são de que até o fim de 2010 não haja mais combinações possíveis de dígitos para aquela área.
O que mudaria
De acordo com informações veiculadas por Ronaldo Sardenberg, presidente atual da agência reguladora, a ampliação nos dígitos de celulares requer das empresas algumas adaptações, no caso do código novo a situação é bem mais simples do que as adaptações para a futura inclusão do nono dígito nos aparelhos de celular de todo o país.
Esta sugestão foi elaborada pela equipe técnica da agência reguladora na tentativa de solucionar a situação urgente da cidade de São Pulo, que deverá ter incluso o código novo de área (10) a ser usado na região metropolitana. Os celulares lançados após esta modificação já deverão ser precedidos pelo número 10 enquanto os atuais números seguem precedidos pelo código anterior, o número 11.
Após a modificação será necessário incluir o dígito 11 para efetuar uma ligação, atualmente ele não é utilizado, pois já é parte integrante do número. Para efetuar ligações para os novos celulares será necessário digitar o 10 e mais os outros 8 dígitos. Sendo assim, ao informar seu novo número, serão 10 dígitos ao invés de 8.
Consulta popular e perspectivas
Até o dia 1º do mês de julho as pessoas poderão opinar a cerca destas mudanças, bem como dar sugestões de possíveis soluções que serão posteriormente analisadas por técnicos integrantes da agência, e esta por sua vez deve encaminhar o documento para o conselho deste órgão regulador.
Conforme informações da Anatel, até dezembro de 2009 havia 25,47 milhões de telefones celulares funcionando somente dentro da região metropolitana da cidade de São Paulo, sendo que existe uma disponibilidade de 37 milhões de números para este local.
Com a utilização deste código novo de área haverá um aumento de quase 100% desta capacidade, serão 74 milhões de números disponíveis na região. É incrível perceber que, em tão pouco tempo do surgimento dos aparelhos de telefone celular, já existam centenas de milhares de aparelhos apenas em nosso país.