Os preços das transferências
Em quase todas as Instituições Empresariais nacionais ou multinacionais, os vários tipos de departamentos dentro delas, sejam eles,pessoal, controladoria, limpeza, suporte ao cliente , recursos humanos, ouvidoria, entre outras unidades da empresa , tem por principio a valorização dos trabalhos desenvolvidos pelos grupos de profissionais que nelas trabalham,produzindo atividades inerentes aos seus setores específicos com praticidade e eficácia(Pelo menos é isso que os gerentes esperam de seus funcionários).
Quando esses serviços são passados pelos próprios funcionários de um departamento para outro, dentro da própria empresa, havendo uma transação comercial entre os empregados, há a necessidade de se estabelecer preços para tornar essas transações validadas. (Um exemplo de caráter bem simples a principio, seria quando um seção pede um certo numero de cópias de algum tipo de documento para o setor responsável, onde fica a máquina copiadora, sendo que quem pediu deverá pagar a quem copiou o trabalho).
Esse processo de cobrança de um segmento da empresa para outro, envolvendo bens ou serviços é definido como Preços de Transferências ou PT como são também chamados, e tem bastante influência no controle econômico da empresa.
Influências
Eles são influenciados pelos fatores empresariais, que com o seu crescimento, em muitos casos, adotaram modelos de descentralização, ou seja cada setor é independente para fazer sua negociação com o outro, em virtude do próprio comércio em empresas multinacionais, e pela busca do lucro e rendimentos financeiros, que é o objetivo final de toda organização empresarial, preocupada em estabelecer metas econômicas alcançáveis.
Os PT, dentro das Companhias funcionam como instrumentos avaliadores dos negócios entre os vários departamentos, tendo como base o custo do produto ou beneficio que pode adquirir. Porém não se pode pensar somente em lucros, pois há também problemas relacionados a questão fiscal, já que eles podem ser utilizados com o objetivo de deslocalizar os lucros obtidos nas transações feitas em paises onde há diversas Leis Fiscais.
Esse problema está relacionado de um lado pelas próprias instituições econômicas e de outro pelo fator fiscal, tornando muito difícil o estabelecimento dos preços nas empresas.
Importância dos Gestores
Os gestores , gerentes e chefias, em geral, tem um papel importantissimo na condução dessa situação dentro dos setores, pois são eles que conduzem o grupo de profissionais. Se considerarmos que todas as empresas, tem suas próprias caracteristicas, eles devem estar cientes e motivados para tomar a decisão acertada, sobre qual estratégia poderá utilizar para avaliá-la e, consequentemente suas transações econômicas,evitando que os problemas fiscais existam, revertendo os Preços de Transferência somente para o lucro da Companhia.
O líder que sabe motivar sua equipe laboral, está apto a exercer a função de tornar os preços de transferência,perfeitamente viáveis dentro de qualquer instituição organizacional em que trabalhar,e colaborar para o crescimento econômico da sua sociedade.