A Economia e a Copa do Mundo de 2014

Não há dúvidas de que os altos investimentos para a Copa do Mundo de 2014 vão mexer muito com a economia do nosso país, e embora falte muito tempo ainda, as análises prevêem que este grande evento do esporte a nível mundial deva gerar cerca de 183 bilhões de reais para a nossa economia. Mas todo este valor será gerado durante os próximos dez anos, ou seja, entre os anos de 2010 e 2019, pois os preparativos para a Copa do Mundo já começaram especialmente no eu tange a investimentos na infra-estrutura sob diversos aspectos, entre eles citamos os que causam impactos diretos como o turismo, os impostos, empregos e consumo; os impactos indiretos seriam gerados pela recirculação de todos os investimentos feitos no país, e esta movimentação financeira representa em torno de 0,4% do PIB (Produto Interno Bruto) acumulado durante este mesmo período. Estes dados foram levantados a partir de estudos realizados por consultoria, a pedido do Ministério do Esporte.

Gols

Primeiros Investimentos

A divulgação destes dados se deu em um Encontro Técnico de Segurança para a Copa do Mundo de 2014, encontro este que teve início em 10 de maio e deve encerrar no dia 14 de maio. Se considerarmos somente os investimentos em infra-estrutura para o evento, que compreende mobilidade urbana, estádios, aeroportos, portos, energia, telecomunicações, saúde, segurança e hotelaria, os valores são em torno de 33 bilhões de reais.

A Economia e a Copa do Mundo de 2014

Turismo

Para o setor de turismo as estimativas são de que cerca de 600 mil pessoas, de diversos lugares do planeta, venham assistir a Copa do Mundo, e entre os turistas nacionais o movimento estimado é de cerca de 3 milhões de pessoas, o que deverá ter um impacto econômico de 9 bilhões de reais. Quanto ao consumo deverá haver um fluxo de 5 bilhões de reais, causado por diversas obras que geram empregos e estes por sua vez formam uma nova massa salarial para trabalhadores temporários e também permanentes. A soma destes impactos representa um PIB incrementado em 47,9 bilhões de reais.

Jogos

Os Tributos

Sobre os tributos, os valores estimados são em torno 17 bilhões de reais a serem  arrecadados e este valor supera em 30 vezes a isenção de 500 milhões, concedida à FIFA e a diversas empresas contratadas para realizar este Mundial. Os tributos federais devem arrecadar 11 bilhões de reais, um saldo positivo de 3,5 bilhões de reais frente a investimentos federais para a realização do evento. Isso sem falar dos impactos indiretos referentes à economia e a Copa do Mundo de 2014, gerados pela recirculação de todo este dinheiro nos anos posteriores ao evento. Não há dúvida de que, além de ser um grande espetáculo, a Copa do Mundo proporciona o aquecimento da economia do país.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Governo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *