Recentemente o “Financial Times”, importante jornal britânico, publicou em uma edição especial, dados relevantes sobre a infra-estrutura brasileira e as perspectivas do nosso país diante do desenvolvimento para um futuro brilhante.
Foram apontados muitos problemas, entre eles a precariedade da vida nas favelas, a desestrutura dos aeroportos e das nossas estradas, os inúmeros problemas relacionados ao trânsito, a deficiência em tratamentos de esgoto e de água, etc., todas estas questões foram citadas como um entrave ao futuro brilhante que o Brasil poderá ter, mas que aos olhos do mundo ainda está longe da realidade.
Pontos críticos
O FT cita a situação das favelas brasileiras como “assustadora” diante das necessidades referentes à sua urbanização, evidenciadas e agravadas pelos desabamentos que ocorreram no Rio de Janeiro recentemente. Também o caos do trânsito nas grandes cidades cuja melhoria é muito lenta, especialmente se considerando o grande número de carros que já circulam diariamente, além dos muitos que são adquiridos todos os dias.
Outro ponto ressaltado pelo jornal foi à confusa delegação de responsabilidades Federais, Estaduais e Municipais quanto ao tratamento da água e dos esgotos, bem como a ocorrência de atrasos em importantes projetos, normalmente fruto da burocracia e de falhas no gerenciamento. A análise do jornal FT foi publicada em artigos separados ressaltando os diversos setores da infra-estrutura, por exemplo, energia, habitação, eletricidade, agricultura, bancos, construção civil, indústrias siderúrgica e naval, ressaltando avanços e obstáculos.
Eventos esportivos
Também houve referencia as dificuldades que o nosso país vem enfrentando para organizar os dois grandes eventos de 2014 e 2016, a Copa do Mundo e as Olimpíadas na cidade do Rio de Janeiro. Os organizadores destes dois grandes eventos esportivos depositaram muita confiança no Brasil, mas reconhecem também que há muito que fazer para que o país esteja apto, em termos de infra-estrutura, hotéis, transportes e estádios, alcançando um padrão internacional de alto nível.
O PAC
Apesar de todos os pontos críticos o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), foi reconhecido como um ponto positivo, pois investiu bastante em infra-estrutura. Embora não tenha atingido os seus objetivos, geraram inúmeros empregos, moradias e mais qualidade de vida para moradores de favelas, trazendo a questão da infra-estrutura do país para o panorama central no cenário da política.
Segundo a análise do FT a economia do Brasil está em pleno crescimento, os planejamentos estão sobre a mesa e o que é melhor, existem inúmeros investidores na fila apostando no potencial econômico do nosso país, mas para que isso aconteça de fato o Brasil precisa melhorar sua infra-estrutura, pois a situação atual é tida como profundamente irregular, sendo assim as mudanças se fazem necessárias sob diversos aspectos, tanto para os eventos esportivos que colocam o Brasil na vitrine do mundo, quanto para tornar-se apto a receber tais investimentos, acelerando assim o desenvolvimento do nosso imenso país.