Micro Crédito

Microcrédito é como se denomina um tipo de empréstimo com algumas características específicas comuns que são: empréstimos de valores pequenos, geralmente entre 50 e 5000 dólares, depende de cada país; se direcionam a uma camada restrita da população, definidos por sua renda baixa, ou então por seu ramo de atividade que, em regra geral não tem possibilidade de usufruir da oferta de crédito convencional. Sendo assim podemos dizer que o microcrédito esta destinado ao contexto das micro finanças, e esta por sua vez se entende como o fornecimento de empréstimo, poupança e demais serviços financeiros específicos para a população carente. No ano de 1846 um pastor chamado Raiffeinsen criou uma “Associação do Pão”, cujo intuito era ceder farinha de trigo a alguns camponeses que se encontravam endividados, envolvidos com agiotas. A farinha serviria para fabricar e comercializar pão para que assim os camponeses aumentassem sua renda e quitassem suas dívidas. Provavelmente esta tenha sido a primeira manifestação de microcrédito de que se tem notícia.

Banco

Atualmente

Hoje em dia o sistema de microcrédito oferece empréstimos de valores muito baixos a pessoas desempregadas, pequenos empresários, além de outras pessoas que vivem em situação de pobreza e cujas condições impedem o acesso a instituições financeiras convencionais, pois não possuem bens para oferecer como garantia, nem mesmo um histórico de créditos que sirva de referência. É comum que o microcrédito seja utilizado para que as pessoas possam se libertar de dívidas quase impagáveis contraídas e agravadas pelas mãos de agiotas. Este novo sistema de crédito tem possibilitado, com grade sucesso, o desenvolvimento de empresas pequenas que tocam seus projetos gerando empregos próprios, gerando renda e melhorando as condições de vida, possibilitando que muitos saiam da situação de pobreza extrema. Existem basicamente dois tipos de microcrédito, um destinado exclusivamente a redução da pobreza o outro comercial, que é o sistema adotado no nosso país.

Micro Crédito

No Brasil

Podemos dizer que por aqui este método esta ainda em fase de embrião, a exemplo de outros países latino americanos. Normalmente a liberação do microcrédito tem ocorrido por meio de ONGs, em sua grande maioria internacionais. Já foram realizadas muitas experiencias neste sentido em nosso país, e a principal característica de todas elas são os investimentos destinados ao financiamento de micro empreendimentos. Aos poucos estas idéias foram sendo previstas em lei, para que as organizações pudessem atuar de forma ordenada, sem a obtenção de lucros, sendo qualificadas como OSCIPs – Organizações da Sociedade Civil de interesse Público.

Empresa

SCM

Surgiram ainda as SCM – Sociedades de Crédito ao Microempreendedor, lei nº 10.194/2001, cuja perspectiva é atender aos investidores privados que tenham interesse no financiamento de atividades produtivas de empreendedores com baixa renda. Outras modificações foram ocorrendo ao longo dos anos e apesar da pouca divulgação, quem conseguiu obter este benefício sem dúvida melhorou sua qualidade de vida, mas como em muitas outras causas brasileiras, é preciso desburocratizar o microcrédito para que a população tenha fácil acesso a este recurso.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Crédito

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *