Investir no mercado financeiro é uma boa alternativa como fonte de renda extra. Há também aqueles que vivem disso: são investidores que conhecem o mercado, sabem da realidade e da saúde financeira de empresas, estão antenados com a situação econômica do mundo e conseguem ler, em cada notícia nova, uma oportunidade, ou como isso se refletirá em suas ações.
Investimento em ações também é conhecido como investimento de risco, exatamente pela volatilidade da situação econômica dos países, empresas, etc.
Algo que põe em risco estes investimentos é a cotação de moedas. E atualmente, o mundo passa por um clima de volatilidade para elas.
Diante da crise, os chineses chegaram até a propor que o dólar deixasse de ser a moeda mundialmente usada para transações financeiras e como lastro em alguns países. O Euro, segunda moeda mais importante reflete as circunstâncias avassaladoras que a economia europeia está passando. Por outro lado, as moedas dos países emergentes estão em alta. Com economias mais sólidas e um crescimento mais concreto, o Yuna, o Real, a Rupia Indiana, estão sendo menos afetadas.