O Real não é a única moeda válida em nosso país!
O Real é a moeda oficial do Brasil, e é usada pela grande maioria dos brasileiros. Tanto é que muita gente não sabe que existem moedas paralelas no país.
No total são 51 tipos de moeda em circulação, fora o Real. A principal função destas moedas paralelas é permitir um comércio forte em determinadas áreas rurais ou pequenas comunidades.
Essas moedas paralelas são emitidas por bancos locais, que precisam obedecer a determinadas regras. Nas comunidades onde a moeda é utilizada, os comerciantes chegam a oferecer descontos ou facilidades de compra, para fomentar a utilização.
Com vantagens para utilizar a moeda, a população acaba comprando mais dos comerciantes e produtores locais, beneficiando toda a comunidade, que fica mais rica e sólida.
Os órgãos de estatísticas estimam que cerca de 500 mil reais circulam pelo Brasil através de moedas paralelas – sendo que nove estados brasileiros adotam essas moedas.
Três características essenciais
– De existir paridade entre a moeda paralela e o real, ou seja, é necessário que esteja indexada à moeda oficial.
– É necessário que dê para realizar câmbio, ou seja, deve ser possível que o portador da moeda troque-a pela moeda oficial no banco que emite o dinheiro paralelo.
– O dinheiro é lastreado, o que significa que ele possui uma “garantia” depositada no banco para certificar que aquele dinheiro pode circular.
A moeda paralela também deve possuir elementos de segurança para impedir a falsificação, e geralmente as cédulas de quase todas as moedas paralelas são impressas em uma gráfica situada em Fortaleza, pois a gráfica oferece diversos recursos de segurança.
Veja o processo de emissão e utilização da moeda paralela no Brasil
– Em comunidades carentes de favelas ou assentamentos rurais, um banco comunitário resolve criar uma moeda paralela à oficial, para estimular o comércio local. Este “dinheiro” só vai ter valor dentro da própria comunidade onde é emitido, e por isso o banco deve garantir os três requisitos básicos para esta moeda (paridade, rastreabilidade e câmbio).
– As notas são produzidas, levando em consideração elementos para garantir a segurança. Por isso as cédulas são emitidas em papel-moeda, número de série e possuem marca d’água. Algumas possuem até tinta infravermelha e código de barras, para aumentar a rastreabilidade da nota.
– As moedas emitidas costumam ter baixo valor, que geralmente fica entre 0,50 e 10 reais (valores considerados em reais).
Como exemplos de moedas paralelas, temos o Santana, emitido pelo banco Bassa, o Castanha, emitido pelo Banco Comunitário de Palhano e o Palma, utilizado em Fortaleza no Ceará e emitido pelo Banco Palmas. Além desses, existem ainda outros 48 tipos de moedas paralelas.
Andressa Silva.
quero vender uma moeda de 200 réis 1889 republica dos estados unidos brazil
aline vc pode me passar seu contato? o meu é lucasarts1@hotmail.com
OBRIGADO\!! XD