Prioridades na Economia

A conduta de mercado mundial está sempre voltada a uma lógica econômica, consumista e mercadológica, mas os discursos e debates revelam uma grande carência econômica voltada para a justiça social ao mesmo tempo em que vemos noticias sem fim sobre desvio de dinheiro público, fraudes, etc. Esta é uma questão muito ampla e complexa, pois sendo a economia uma ciência social não seria natural que os resultados dela obtivessem significado social? Mas as teorias estão muito distantes da realidade de nossa sociedade, os anseios voltados somente para os ganhos financeiros sempre estiveram como prioridade em todas as épocas e atualmente a situação não é diferente. Há teóricos, pesquisadores e estudiosos que afirmam haver recursos suficientes no nosso planeta para erradicar de vez a miséria, a fome, a pobreza e outros males que advém destes, e ainda exibem um orçamento para viabilizar suas idéias. Ao invés de tornar universais os sistemas de serviço social básico a proposta seria investir cerca de US$ 40 bilhões na criação de oportunidades de crescimento, desenvolvimento, qualidade de vida, o que representa cerca de 0,1% de toda renda mundial existente.

Desvio

Falta de Recursos

Como já é natural ouvirmos, as autoridades alegam não existir verba disponível ou suficiente para investir neste lado social, mas há para tantos outros projetos com fins lucrativos duvidosos e direcionados para enriquecer poucos em detrimento de muitos cidadãos. A questão da educação básica para todos, por exemplo, seria necessário um investimento 6 bilhões de dólares, uma quantia impossível de se conseguir, porém os Estados Unidos gastam anualmente cerca de 8 bilhões de dólares em cosméticos. Problemas como saneamento básico e água requerem um investimento de 9 bilhões de dólares, gasta-se 11 bilhões de dólares na Europa em consumo de sorvete. Nutrição básica e saúde precisam de um investimento de 13 bilhões de dólares a mais por ano, enquanto os Estados Unidos e a Europa, juntos investem cerca de 17 bilhões de dólares ao ano em ração animal para seus bichinhos de estimação, além disso, o consumo de narcóticos movimenta cerca de 400 bilhões de dólares ao ano no mundo todo. Será mesmo que nos faltam recursos?

Falta Verba

Perspectivas

As soluções existem, mas para que sejam colocadas em prática é necessário que os governantes e o povo façam uma retomada de consciência, se todos colaborassem e pudessem confiar em seus representantes para gerir estas verbas, com certeza todos os problemas de fome e miséria seriam erradicados da face da terra, mas a ganância e a desconfiança falam mais alto. Os nossos conceitos de economia, bem como as decisões a cerca das prioridades na economia, deveriam estar mais interligados com a questão dos resultados sociais, não para beneficiar a elites privilegiadas, mas para abranger todo e qualquer cidadão de forma indiscriminada, este sim deveria ser o sonho de “consumo” de cada um de nós.

Governantes

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Governo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *