O que é mensalão!

Sem dúvidas foi o grande fator do governo Lula. Na época a popularidade do mesmo não estava quantitativa ao passo que os rumores sobre estes desvios ruborizavam ainda mais a sua imagem política.

Os nomes dos participantes dos escândalos foram marcados para toda a eternidade da história do Brasil, onde muitos só conseguem se reeleger com os votos que sobram dos candidatos com maior popularidade.

De fato, o governo precisou de muito trabalho para que estes desvios não acabassem com os sucessos da mesma atual situação. Muitos especialistas dizem que se o escândalo ocorresse em épocas de crise mundial o futuro de Lula não seria tão brilhante como seu atual momento político.

Tanto estresse acabou adoecendo o mesmo. Veja o que é mensalão: A grande mancha nega na história da nossa República.

Início

O esquema de compra de votos dos parlamentares, ou mensalão, foi descoberto no final de 2005. Em uma gravação de vídeo um advogado estava recebendo dinheiro de um parlamentar que explicou com ricos detalhes o esquema de corrupção existente entre empresas e setor público. Naquela altura o nome do deputado Roberto Jeferson já começava a ser comentado e apontado como o grande homem do esquema dentro da estatal.

Com a investigação profunda da PF foi comprovado que os pagamentos eram realizados por pessoas ligadas ao PT. Neste momento, Jeferson passou por diversas investigações onde foi comprovada a existência de mesadas mensais para que os deputados votassem a favor dos projetos que tinham interesse do próprio poder executivo, ou seja, do presidente. Dai vem o nome de “mensalão”, sendo que o próprio termo há era conhecido nos bastidores políticos.

Vale dizer que o termo é assim referenciado nos jornais internacionais que relatam os fatos corriqueiros da politica nacional. O STF (Superior Tribunal de Justiça) indiciou quarenta nomes envolvidos no esquema. Logo após isso, caçou o mandato de Jeferson por oito anos. Entretanto, foi provado que não existia nenhuma participação direta d presidente Lula. 

O caso de Daniel Dantas!

Na metade do ano de 2008 foi descoberta a participação ativa do Banco Opportunity durante a movimentação das remessas em contas que serviam para pontos de depósitos. Utilizando a instituição financeira Dantas administrava a Brasil Telecom.

Sendo que foram injetados quase R$ 130 milhões apenas na conta desta empresa de telefonia. Neste sentido, a justiça diversas vezes determinou o congelamento dos bens do mesmo. A imprensa também caiu em cima. Ressalta-se a cobertura da Carta Capital, onde Mino Carta cita o nome do banqueiro em cada editorial da sua revista.

Somente apenas depois de ter encerrados os dois últimos mandatos o presidente Lula confirmou a existência do Mensalão no relatório final da Polícia Federal. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Governo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *