A pirataria é um crime que acontece em escala mundial e abrange diversos tipos de produtos e serviços. Geralmente, no Brasil, quando falamos sobre a pirataria, o principal foco do assunto é voltado para a pirataria musical, um grande fenômeno que acontece no país desde meados dos anos noventa, quando artistas começaram a perceber suas músicas sendo veiculadas em comércios não oficializados.
Porém, a pirataria é um crime que vai muito além deste conceito, sendo também encontrada no processo de venda de produtos específicos, como tênis, roupas e acessórios. É possível encontrar de uma forma muito fácil diversos produtos não oficiais em lojas ao longo de todas as cidades do Brasil, além de também serem veiculados os produtos de forma virtual, fazendo assim com que o cliente não saiba o certo o processo de preparo e construção do produto, levando a uma possível chance de desenvolvimento de doenças ou reações alérgicas.
Esse tipo de situação é característica quando falamos sobre produtos de estéticas, com perfumes e maquiagens, por exemplo. Geralmente, as pessoas acabam pagando um preço muito mais sem conta do que seria cobrado no produto oficial, mas o preço para o reparo do dano causado pelo produto pode fazer com que o mesmo gaste um quantia de dinheiro ainda maior do que se a compra fosse realizada de forma segura.
No Brasil, milhares de lojas e camelôs vendem produtos falsificados a preços e qualidade bastante inferior dos originais.
São roupas, tênis, brinquedos, aparelhos eletrônicos e muitos outros produtos. Outro tipo de pirataria bastante preocupante no Brasil é a de CDs, DVDs, games e softwares, uma situação no qual o artista e a gravadora não ganham nada, já que se trata de um produto falsificado.
Além de ser um impacto na saúde do indivíduo, a pirataria pode também exercer grande influência no comercio e se forma similar na economia do país. Isso acontece porque os valores arrecadados a partir d venda dos produtos acabam não sendo declarados por seus vendedores, o que é então um processo conhecido como sonegação de impostos.
A Relação Entre A Pirataria E A Economia
A economia é um conceito muito frágil e que sofre diversos tipos de influências para que se mantenha ativa dentro de um país, por exemplo. Com isso, o processo de crescimento da pirataria impede diversos tipos de processo dentro da economia, que são considerados benéficos. Podemos perceber, segundo pesquisas de institutos de economia do Brasil, que a pirataria é responsável por um rombo de mais de 115 bilhões de reais ao ano, já que a sonegação de impostos apresenta uma capacidade de abranger as empresas de setores privados e públicos de forma muito direta.
Existem alguns conceitos que não são conhecidos por grande parte da população brasileira que são considerados consumidores de produtos advindos da pirataria como por exemplo, a ajuda para que o tráfico de produtos dentro do país cresça, mesmo que de forma inconsciente.
Muitas pessoas acabam consumindo esse tipo de produto pelo custo benefício que o mesmo pode oferecer para seu bolso, mas, devemos ficar cientes de que a pirataria é um crime muito sério ,e que deve ser combatido e punido de forma firme pelas devida autoridades.
A Pirataria No Brasil
A economia apresenta uma relação muto forte então com o setor de economia, principalmente se analisarmos o contexto de que grande parte dos produtos comercializados no Brasil são considerados advindos do comercio pirata, e poderiam se considerados produtos que contribuiriam de certa forma para que a economia no país pudesse crescer de forma considerável.
No Brasil, a pirataria é um conceito muito forte, que ainda está enraizado no costume de muitos brasileiros, que acabam realizando a compra de produtos de forma assídua, contribuindo então para que esse crime avance cada vez mais dentro do país, e se torne ainda mais forte, prejudicando toda a economia da nação e também sendo considerado um processo de desvalorização do trabalho desenvolvidos pelas marcas e pessoas que veiculam produtos oficiais.